top of page
  • Facebook
  • Instagram

Municípios podem contribuir com resolução do Conama sobre grandes geradores de resíduos sólidos

  • Foto do escritor: Dilce Maria Barros
    Dilce Maria Barros
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

Está aberta consulta pública referente à minuta de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece critérios e diretrizes para a regulamentação de grandes geradores de resíduos sólidos em âmbito municipal. O aviso foi publicado nesta segunda-feira, 9 de março, no Diário Oficial da União. As contribuições podem ser enviadas até 22 de abril.


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os Municípios participem da consulta pública, tendo em vista que o tema possui impacto direto na gestão municipal de resíduos sólidos. A identificação e o enquadramento dos grandes geradores são definidos em âmbito municipal, cabendo a esses geradores a responsabilidade pelo acondicionamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos por eles produzidos. 


Além disso, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem identificar os grandes geradores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Esses estão sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Quando há responsabilização e efetivação da gestão por grandes geradores, é possível uma economia de verba pública com o manejo dos resíduos gerados. 




A íntegra da proposta de resolução também pode ser acessada aqui


Foto: Prefeitura de Rio Branco

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


CONTATO

Endereço: Tv. Benjamin Constant, 1061 - Nazaré, Belém - PA, 66053-040

Tel: (91) 4008-0750

FALE CONOSCO

Obrigado(a)

© 2023 por Um Oito Sete

bottom of page