top of page
Desert Road

APRESENTAÇÃO

A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT, criada em 31 de janeiro de 1989, declarada entidade de Utilidade pública pela Lei estadual 5.891, de 31 de maio de 1995, é uma organização municipalista e participativa através da Federação e Confederação de municípios, independente e apartidária.

A AMUT tem a finalidade de auxiliar o desenvolvimento dos entes associados como esferas autônomas de governo, fortalecendo a capacidade deles em formular políticas públicas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento local.

Fundada como ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA TRANSAMAZÔNICA, através de Assembleia Geral, convocada para esse fim, no auditório da Secretária da Fazenda, conforme Ata registrada em 26 de julho de 1989, no Cartório de Títulos e Documentos, sob nº 5. 466.Passando depois a ser ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA TRANSAMAZÔNICA, SANTARÉM-CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO XINGU, nomeação esta que ficou de 1995 a 2003.

Em Assembleia realizada em janeiro de 2003, no Auditório da AMUT, presidida pelo prefeito de Uruará, Sr. Mario Lobo, então presidente, foi aprovada a nova nomeação da associação, a saber: ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DAS RODOVIAS TRANSAMAZÔNICA, SANTARÉM-CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO PARÁ- AMUT, permanecendo até hoje.

A região de integração da AMUT abrange 20 municípios: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Progresso, Novo Repartimento, Placas, Portel, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

bottom of page