top of page
  • amutambientetur

AMUT PRESENTE NO 1º FÓRUM ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES E NO LANÇAMENTO DO PROJETO “POR TODAS ELAS”







A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), através de seu Secretário Executivo Carlos Picanço e da Diretora Administrativa e Técnica Naira Mascarenhas, participou nesta manhã do dia 04/03, da instalação do Fórum Estadual de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres e do lançamento do Projeto “Por Todas Elas”, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU). Participando também o município de Placas, representado pela Prefeita Raquel Possimoser e Porto de Moz pela Secretária da Mulher Portomozense Richele Campos e Helô Campos, empresária representante da mulher portomozense.



PROGRAMAÇÃO


A programação objetiva fomentar e debater a participação das mulheres na política e, a partir dos debates, ressaltar a importância da criação de políticas públicas que combatam a violência doméstica, o feminicídio, a misoginia, a violência política de gênero, além, e pensar em estratégias para intensificar e melhorar os serviços já oferecidos pela SEMU para que eles cheguem até as mulheres que mais precisam.


Durante o evento, também foi lançado o projeto "Por Todas Elas", que tem como intuito debater a participação feminina na política como protagonista na construção de direitos. Com roda de conversa marcada para as 10h, os participantes vão debater sobre o "O Protagonismo da Mulher na Política". Às 11h, a programação fica por conta da palestra de marketing político "Do like ao Voto."


À tarde, o debate será sobre os desafios para a implementação das Secretarias de Mulheres em todos os municípios do Pará, além da instalação do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPM's). O diálogo contará com a participação da secretária do Estado das Mulheres, Paula Gomes, e da secretária Nacional de Articulação Institucional do Ministério das Mulheres, Carmem Foro.


OPM's


Os Organismos de Políticas para Mulheres são responsáveis pela criação, implementação e execução de políticas públicas voltadas para garantir os direitos das mulheres, além de promover a equidade de gênero. 


As OPM's funcionam nas esferas federal, estadual e municipal, com a função de elaborar e coordenar as políticas públicas para mulheres, por tanto, secretarias, departamentos, assessorias especiais, divisões, coordenações e núcleos específicos da garantia de direitos humanos de mulheres, podem ser consideradas OPM's.


Projeto “Por Todas Elas, o lugar e o poder das mulheres na política" - O projeto “Por Todas Elas” é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio de rodas de conversas, visa fomentar os debates sobre a importância da participação feminina na política como protagonistas na construção de direitos.


Por AMUT com informações da Agência Governo do Pará.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page