top of page
  • Facebook
  • Instagram

AMUT PARTICIPA DA OFICINA DE FORTALECIMENTO DAS OSC E SUAS PARCERIAS - REGIÃO NORTE, EM BELÉM

  • Foto do escritor: Dilce Maria Barros
    Dilce Maria Barros
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura
ree

A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT, através das assessoras técnicas Dilce Maria Barros e Joneide Santos participou da oficina de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e de suas Parcerias com a Administração. O objetivo foi ouvir as organizações da sociedade civil (OSCs) e formular, em conjunto com elas, recomendações que possam melhorar as condições de atuação das OSCs e das parcerias com a administração pública. Na capital paraense, a oficina aconteceu entre 04 e 05 de setembro, das 8:30 às 17:30, na Escola de Governança Pública do Estado do Pará - EGPA. Av. Gov. José Malcher, 900 - Nazaré, Belém (PA).


SAIBA MAIS:

À frente das oficinas, a equipe da Diretoria de Parcerias com a Sociedade Civil da Secretaria-Geral da Presidência da República (DPSC/SGPR) organizou, em Belém, atividades em parceria com o Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (Confoco) do estado, e apoio logístico da do Governo do Estado do Pará. O público das oficinas foi composto por representantes das organizações da sociedade civil que atuam em diferentes áreas, principalmente assistência social, e representantes de órgãos públicos estaduais e federais.


A equipe da DPSC, utilizando metodologias participativas, escutou dos representantes das OSCS e de gestores públicos as principais dificuldades para realização de parcerias. Parte destes problemas estão relacionados ao que denominam de “fator amazônico”. O termo é utilizado para identificar o fato de que algumas características do território impactam em certas atividades, tornando-as mais complexas. Entre elas, a distância de mercados fornecedores aumenta os prazos e os preços de entrega de produtos; a informalidade de alguns serviços não permite comprovar contratação através de meios convencionais; os acessos físico e de comunicação, por carência de infraestruturas, gera uma série de dificuldades também para realização de parcerias.


Na programação teve:  Introdução ao MROSC e tipos de parcerias; diagnóstico e recomendações para melhoria do ambiente de atuação; multiplicação e redes, Procedimento de Manifestação de Interesse Social. Serão emitidos certificados aos participantes que estiverem presentes nos dois dias da oficina.


36 anos integrando, fortalecendo e desenvolvendo o municipalismo


Por Dilce Maria Barros com informações do Gov.br

CONTATO

Endereço: Tv. Benjamin Constant, 1061 - Nazaré, Belém - PA, 66053-040

Tel: (91) 4008-0750

FALE CONOSCO

Obrigado(a)

© 2023 por Um Oito Sete

bottom of page