top of page
  • amutambientetur

Publicadas resoluções do TSE com regras para as Eleições 2024



As resoluções que regerão as Eleições Municipais de 2024 foram publicadas, nesta sexta-feira (1º), no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As 12 normas, aprovadas pela Corte nesta terça-feira (27), fixam as regras do pleito, previsto para o dia 6 de outubro (1º turno).


Os textos servem de diretrizes para candidatas, candidatos, partidos políticos e o eleitorado que vai às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos e tratam sobre calendário eleitoral, pesquisas eleitorais, auditoria e fiscalização do sistema eletrônico, sistemas eleitorais, atos gerais atos gerais do processo eleitoral, registro de candidatura, distribuição de recursos do Fundo Eleitoral, prestação de contas, propaganda eleitoral, representações e reclamações e ilícitos eleitorais.


Relatadas pela vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, as resoluções foram elaboradas a partir das normas-base, publicadas em anos anteriores. As alterações, pontuais, decorreram da necessidade de atualização e foram feitas após ouvir as sugestões dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de partidos políticos, de cidadãos, de universidades e de entidades da sociedade civil em audiências públicas, realizadas em janeiro.


Conforme explicou a relatora, as resoluções das eleições buscam dar exequibilidade e efetividade aos fins postos no sistema constitucional e na legislação de regência, “com absoluta deferência e respeito aos comandos do Poder Legislativo”. “O papel da Justiça Eleitoral com as resoluções é apenas desdobrar o que está posto na Constituição e nas leis”, ressaltou a ministra Cármen Lúcia, na sessão de terça.


Confira, aqui, todas as 12 resoluções que regerão as Eleições 2024:


dje-resolucoes-eleicoes-2024-tse
.pdf
Download PDF • 1.08MB

Fonte: TSE

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page