top of page
  • Foto do escritorAMUT

SEMSA DE SANTARÉM REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O MODELO DE SAÚDE RIBEIRINHA

Atualizado: 8 de mai. de 2023



A secretaria municipal de saúde de Santarém realizou nesta terça-feira, 07, o “1° Seminário sobre o Modelo de Saúde Ribeirinha/Unidades Fluviais de Saúde: Impactos e Desafios” que teve como principal objetivo discutir o cumprimento de políticas públicas voltadas à saúde de comunidades ribeirinhas e indígenas na região do Baixo Amazonas e Tapajós.

O encontro reuniu gestores municipais, profissionais da saúde, entre outros parceiros, participaram da mesa de abertura o presidente do COSEMS/PA Charles Tocantisn, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire; o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; a secretária de saúde do município, Vânia Portela; e ainda representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); do Projeto Saúde e Alegria; do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Durante o seminário, foram discutidos temas referentes à política de saúde ribeirinha desde a sua implantação, com foco na realidade amazônica para a execução exitosa dos serviços e sobre as experiências dos municípios do 9º Centro Regional de Saúde do Pará na execução da saúde Ribeirinha. “Uma iniciativa ímpar que pretende implementar as ações de saúde voltadas às comunidades ribeirinhas. Podemos debater também sobre as orientações do Ministério da Saúde quanto de habilitação e financiamento da política”, destacou Vânia Portela.


Ascom AMUT com informações do COSEMS/PA

3 visualizações0 comentário
bottom of page