top of page
  • Facebook
  • Instagram

MMA e ICMBio lançam edital para apoiar criação e ampliação de UCs em estados e municípios na Amazônia

  • Foto do escritor: Dilce Maria Barros
    Dilce Maria Barros
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

Edital tem o objetivo de mapear propostas em diferentes estágios de desenvolvimento para oferecer suporte técnico, jurídico e institucional para a criação e/ou ampliação de UCs, alinhado ao SNUC

 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram na última semana um edital de chamamento público para apoiar a criação e ampliação de unidades de conservação (UCs) estaduais e municipais na Amazônia Legal. As propostas devem ser enviadas até 20 de julho.


A chamada ocorre no âmbito do projeto “Criação e implementação de áreas protegidas e identificação de áreas conservadas baseadas na abordagem de paisagens integradas sustentáveis na Amazônia", coordenado pelos dois órgãos e executada em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).


O edital tem o objetivo de mapear propostas em diferentes estágios de desenvolvimento para oferecer suporte técnico, jurídico e institucional para a criação e/ou ampliação de UCs, alinhado às diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).


A iniciativa é destinada aos órgãos gestores estaduais e municipais com competência formal para a instituir ou ampliar UCs, como secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Turismo, entre outras.


Poderão ser apoiadas ações de elaboração de estudos socioambientais e fundiários, suporte à articulação social e institucional, planejamento e realização de consultas públicas, além de apoio técnico-jurídico à formalização administrativa das iniciativas.

A ação é financiada pela coalizão filantrópica internacional Protecting Our Planet (POP). O projeto busca contribuir para o enfrentamento do desmatamento na Amazônia Legal, especialmente em áreas de terras públicas não destinadas.


Como participar


Os interessados devem entrar no site https://iica.int/pt/node/76 e acessar a Manifestação de Interesse nº 087/2025. Depois disso, será necessário preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link https://forms.gle/kMvxG335FgE3hGCP8.


SNUC


O SNUC é constituído por um conjunto de diretrizes e ferramentas que permite integrar ações do poder público (federal, estadual e municipal) e da iniciativa privada na criação e gestão de UCs. Coordenado pelo MMA, sua execução é realizada pelo ICMBio na esfera federal. Já nos estados e municípios, a execução é feita pelos respectivos órgãos ambientais, que têm a função de implementar o SNUC, subsidiar propostas de criação de novas UCs e administrar aquelas existentes em suas áreas de atuação.


Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA

Foto: Divulgação ICMBioimprensa@mma.gov.br(61) 2028-1227/1051Acesse o Flickr do MMA

Categoria

Meio Ambiente e Clima

Comentários


CONTATO

Endereço: Tv. Benjamin Constant, 1061 - Nazaré, Belém - PA, 66053-040

Tel: (91) 4008-0750

FALE CONOSCO

Obrigado(a)

© 2023 por Um Oito Sete

bottom of page