Ministério da Saúde abre 4 mil vagas para curso de fortalecimento da Atenção Primária e da Urgência e Emergência
- Dilce Maria Barros

- há 1 minuto
- 2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de extensão “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e Urgência e Emergência para Gestão Municipal”. A formação gratuita é realizada em parceria entre o Conasems, Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde. As inscrições seguem abertas até 28 de fevereiro de 2026.
A formação integra o projeto Detecta APS, desenvolvido pelo HAOC no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é capacitar profissionais da linha de frente para organizar o fluxo de cuidado e garantir o diagnóstico ágil e estruturado em tratamentos adequado.
Voltado especialmente aos desafios enfrentados pelos municípios, o curso oferece ferramentas para organizar a rede de atenção, qualificar o acesso e fortalecer os processos de monitoramento e avaliação das ações de detecção precoce.
Estrutura do curso
A formação está dividida em 4 eixos:
Módulo 1: Fundamentos do SUS
Módulo 2: A gestão do SUS no municípi
Módulo 3: Atenção Primária/Urgência e Emergência
Módulo 4: Articulação em Rede: Projeto de Interferência
Informações importantes
Fim das inscrições: 28/02/2026, às 16h (horário de Brasília)
Vagas: 4.000 vagas gratuitas para profissionais de instituições públicas
Modalidade: 100% EaD (on-line), com tutoria
Carga horária: 40 horas
Período de realização: O curso tem previsão de início para 16/03/2026
Público-alvo: gestores de UBS, coordenadores de APS, coordenadores de saúde , além de técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas no portal de ensino do PROADI-HAOC. O processo seletivo inclui análise documental, conforme estabelecido em edital.
O que é PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil, o Conasems e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação, incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada .
Por Estefany Bonifácio sob supervisão de Maria Luíza Diniz - Conasems






Comentários