top of page
  • Foto do escritorAMUT

MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A AMUT JÁ CONTAM COM ATENDIMENTO POR TELEMEDICINA

Atualizado: 8 de mai. de 2023



Os municípios de Portel, Rurópolis, Porto de Moz, Novo Repartimento, Anapu, Placas, entre outros no Estado do Pará já oferecem atendimentos por teleconsultas nas seguintes especialidades; endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. O Telemedicina Pará faz parte do Programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) com o Hospital Israelita Albert Einstein.

Na prática, o paciente passa por uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é identificada a necessidade de um especialista. Então, o agendamento poderá ser solicitado por meio do sistema do Hospital Albert Einstein. Na data e horário agendados, o paciente retorna à UBS para consulta com o médico generalista presencial e o especialista da Telemedicina. É utilizada uma plataforma tecnológica que permite agendamento, acesso à videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico.

O projeto tem o objetivo de promover a ampliação do acesso às consultas especializadas no Estado do Pará, visando diminuir a demanda reprimida nas regiões de saúde, aperfeiçoar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário, reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes e, consequentemente, aprimorar a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população.

No Pará, o projeto é coordenado pela Sespa com o apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems/Pa), está ocorrendo, por enquanto, em 40 municípios selecionados a partir dos critérios elencados pelo Ministério da Saúde, que incluem o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), carência de médicos especialistas e distância de centros médicos especializados.


Ascom AMUT com informações da SESPA

1 visualização0 comentário
bottom of page