top of page
  • amutambientetur

Atenção gestores para o prazo de atualização de dados no Sinisa



A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e AMUT alertam os gestores sobre a atualização de dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (Sinisa). Isso porque os gestores prestadores dos serviços públicos têm até a esta sexta-feira, 15 de março, para atualizar as informações. O Sinisa substituiu o Sistema Nacional de Informações (Snis), que teve as atividades encerradas em 2023. 


Em 2023, o SNIS encerrou suas atividades com informações da prestação dos serviços de todos os componentes do saneamento básico e a partir de 2024, o SINISA entra em atividade como o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico, dando continuidade ao legado do SNIS, atendendo ao disposto na Lei de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), atualizada pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento (Lei nº 14.026/2020).

 

Os dados do SINISA serão coletados anualmente junto aos titulares e aos prestadores de serviços de saneamento básico seguindo o cronograma de coleta de cada componente.

A Coleta de Dados do SINISA 2024 terá início em abril, com a coleta das informações referentes ao ano de 2023.



Para cada vertente do saneamento há um formulário distinto: distinto: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Os formulários possuem cinco blocos para preenchimento, sendo importante que o gestor reúna as informações previamente.


São elas:

1) Identificação do seu Estado/Município;

2) Identificação do Setor/Órgão responsável pela prestação da informação (nome/telefone/e-mail/CNPJ/Natureza Jurídica);

3) Identificação do Dirigente do Setor/Órgão responsável pela informação (nome/sexo/telefone/celular/e-mail);

4) Identificação do responsável pelo preenchimento dos formulários de informação do Sinisa (nome/sexo/telefone/celular/e-mail/CPF); e

5) Identificação do responsável substituto pelo preenchimento dos formulários de informação do Sinisa (nome/sexo/telefone/celular/e-mail/CPF).


263 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page