AMUT PRESENTE NO LANÇAMENTO DO PAVILHÃO PARÁ E BOSQUE DOS MUNICÍPIOS PELO GOVERNO DO PARÁ
- Dilce Maria Barros
- 13 de jun.
- 2 min de leitura

O Governo do Estado lançou o Pavilhão Pará na COP30, na tarde desta quinta-feira (12), com o objetivo de incentivar a participação dos municípios paraenses na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O lançamento foi feito pelo governador Helder Barbalho e vice-governadora Hana Ghassan, durante cerimônia no Parque da Cidade, situado na Av. Júlio César s/nº, local onde vai ocorrer a programação oficial da COP30, e que já está com 88% das obras concluídas.
A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), marcou presença através da Diretora Técnica e Administrativa Naira Mascarenhas, equipe de assessores técnicos, prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e representantes dos municípios associados.

O Pavilhão Pará na COP30 objetiva estimular a participação dos municípios na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em novembro, na capital paraense. O espaço será gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e representando os municípios estará a Federação da Associação dos Municípios do Estado do Pará (Famep) e montado no Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus, na Avenida Augusto Montenegro.
A ideia é tornar o Pavilhão Pará um ambiente estratégico para que os municípios apresentem as potencialidades, iniciativas sustentáveis e oportunidades de desenvolvimento durante a COP30. O pavilhão terá 144 estandes (um para cada cidade), praça de alimentação, palco e área para rodas de conversa e podcast. O espaço vai funcionar de 17 a 21 de novembro.
Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, esta será a primeira vez que municípios poderão participar de uma COP. "Todos os 144 municípios terão um espaço para mostrar os seus projetos de sustentabilidade, terão a oportunidade de buscar parcerias que possam ser construídas dentro da agenda de sustentabilidade, como também, é claro, para mostrar as suas culturas, mostrar a sua gastronomia, mostrar as suas habilidades, as riquezas", destacou.

A vice-governadora Hana Ghassan apresentou a estrutura para as prefeitas e prefeitos. "Este é um momento histórico para o Estado do Pará e todas as cidades. Está prevista a participação de mais de 150 países na COP30. Teremos a oportunidade única de mostrar o nosso Estado, promover a produção local", disse. Os estandes terão tamanhos padronizados de 16 metros quadrados, com telão, mobiliário, iluminação e ainda está inclusa a montagem da estrutura.
Durante o evento, também foi lançado o Bosque dos Municípios, no qual prefeitas e prefeitos realizaram o plantio simbólico de mudas, em um gesto coletivo de compromisso com o futuro sustentável do Pará. O Parque da Cidade contará com 2500 árvores plantadas e transplantadas.
36 anos integrando, fortalecendo e desenvolvendo o municipalismo
Comentarios