top of page
  • Facebook
  • Instagram

AMUT e municípios associados presentes no segundo dia do Pavilhão dos Municípios na COP30, consolidando a diversidade cultural, gastronômica e ambiental do estado

  • Foto do escritor: Dilce Maria Barros
    Dilce Maria Barros
  • há 7 minutos
  • 2 min de leitura
ree

A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT está presente no segundo dia do Pavilhão dos Municípios na COP30, atendendo aos municípios associados no estande da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).


A Associação estará presente no espaço entre os dias 17 e 21 de novembro, no Centro de Convenções em Belém (PA), representada pelo secretário executivo Carlos Picanço, a diretora administrativa Naira Mascarenhas e equipe técnica.


Segundo dia do Pavilhão Pará consolidou a diversidade cultural, gastronômica e ambiental do estado, reforçando seu protagonismo na COP e mostrando que desenvolvimento sustentável, inovação e tradição caminham juntos na Amazônia, marcado por uma programação técnica robusta, que reuniu gestores, pesquisadores e lideranças municipais para discutir educação ambiental, bioeconomia, políticas de baixo carbono e inovação no turismo amazônico.


E na oportunidade participa de palestras técnicas ministradas pelas SEMAS, SEFA e municípios, na programação do Pavilhão Pará-Municípios, no âmbito da COP30, voltada a gestores públicos municipais e técnicos, a saber:


O painel “A Amazônia que Educa: Transformação pela Consciência”, com a participação de Marcel Assis (Semas-PA), Manoel Pantoja (secretário de Meio Ambiente de Limoeiro do Ajuru) e Helena Cerqueira (vice-prefeita de Prainha), compartilhou experiências municipais e estaduais na construção de políticas integradas para a sustentabilidade.


A palestra ministrada, pelo secretário de Estado da Fazenda, René Sousa Júnior, abordou os impactos da Emenda Constitucional nº 132/2023 e da Lei Complementar nº 214/2025 sobre o Pacto Federativo, e mostrou como será a transição para o novo modelo de tributação com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), os desafios de adaptação institucional e tecnológica, e o papel dos municípios na governança compartilhada.


Presente os municípios: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Gurupá, Jacareacanga, Medicilândia, Novo Repartimento, Placas, Prainha, Portel, Rurópolis, Santarém e Vitória do Xingu.


36 anos integrando, fortalecendo e desenvolvendo o municipalismo

Comentários


CONTATO

Endereço: Tv. Benjamin Constant, 1061 - Nazaré, Belém - PA, 66053-040

Tel: (91) 4008-0750

FALE CONOSCO

Obrigado(a)

© 2023 por Um Oito Sete

bottom of page