Secom e UNESCO abrem inscrições para oficinas gratuitas sobre Educação Midiática, Boas Práticas e Sustentabilidade na Comunicação
- Dilce Maria Barros
- 27 de mai.
- 2 min de leitura

O ciclo de oficinas “Vozes Periféricas e Narrativas Populares” ocorre no dia 31 de maio e visa estimular o pensamento crítico sobre informação e os meios de comunicação do Brasil.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), abre as inscrições (disponíveis aqui), de 27 e 29 de maio, para o ciclo de oficinas “Vozes Periféricas e Narrativas Populares – Educação Midiática, Boas Práticas e Sustentabilidade na Comunicação”, que será realizado no dia 31 de maio de 2025, das 15h às 18h, em formato online. A participação é gratuita e com direito a certificado.
A ação integra o projeto “Promovendo o Acesso à Informação, o Exercício de Direitos, o Combate à Desinformação e a Defesa da Democracia”, fruto de Acordo de Cooperação Técnica firmado em outubro de 2023 entre a Secom PR, a Unesco e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O objetivo do projeto é qualificar e ampliar iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas digitais no Brasil, com foco no combate à desinformação e na promoção da cidadania.
A oficina abordará temas centrais como a educação midiática — que visa estimular o pensamento crítico sobre a informação e os meios de comunicação —, além das boas práticas em comunicação com enfoque em direitos humanos e da sustentabilidade econômica e financeira no processo de produção e circulação de narrativas periféricas e populares. A proposta é valorizar a diversidade de vozes e experiências que compõem o ecossistema da comunicação comunitária, independente e regional no país.
A atividade é resultado de um esforço conjunto de consultores da Unesco, que realizaram pesquisas e entrevistas com comunicadores de 15 estados brasileiros. O conteúdo produzido subsidiará a elaboração de dois materiais estratégicos: um manual de boas práticas em comunicação popular e um guia de sustentabilidade para mídias periféricas e independentes.
A oficina representa uma oportunidade para comunicadores(as), educadores(as), lideranças e representantes da sociedade civil trocarem experiências, aperfeiçoarem metodologias e fortalecerem redes colaborativas em torno de uma comunicação mais democrática, inclusiva e comprometida com os direitos humanos. Faz parte da coordenação desta atividade, a Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI) e a Secretaria de Imprensa (SIMP), com apoio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI).
Serviço
Oficina: Vozes Periféricas e Narrativas Populares – Educação Midiática, Boas Práticas e Sustentabilidade na Comunicação
Data: 31 de maio de 2025
Horário: 15h às 18h
Formato: Online
Inscrição: Gratuita, com certificado de participação ( https://forms.gle/XVxY9Hu8CsKDdrWz9)
Realização: Secom PR
Apoio: Unesco
Comentários