top of page
  • amutambientetur

I ENCONTRO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, REALIZAÇÃO FAMEP e AMUT

Atualizado: há 5 dias

“O maior encontro de lideranças políticas da região para que juntos possamos transformar o presente e criar um futuro ainda melhor.” 



No dia 26 de abril, foi realizado o grande “I ENCONTRO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, onde ocorreu a mesa redonda com o tema: Equidade no fator amazônico para o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da região.


O presidente da AMUT e Prefeito de Porto de Moz, Rosibergue Torres Campos, abriu os trabalhos, com a palestra: “Fator Amazônico e realidade fática”, onde destacou os números de políticos amazônicos (27 senadores, 91 deputados federais, 8.800 vereadores, 772 prefeitos) que demonstram a expressividade, faltando, segundo ele, união para que se chegue a mudanças relevantes para o maior território do Brasil, que é a Amazônia Legal com seus nove estados.


O tema das demais palestras ministradas foram: “Fator Amazônia”, por Leomir Araújo, representante da deputada federal Professora Goreth. E pelo deputado federal Henderson Pinto “Custo Amazônico e Desenvolvimento Regional”. Ambos ressaltaram que é preciso esforço de todos os agentes políticos e a sociedade devem se unir em prol da Amazônia.


O Presidente da FAMEP e Prefeito de Santarém Nélio Aguiar, deu prosseguimento ao debate, observando que as mudanças nas leis são importantes para que a Amazônia seja vista de forma peculiar.


O senador Zequinha Marinho também manifestou suas ideias e ressaltou que políticas "mais rigorosas deixem de ser políticas de governo e sejam de Estado".


A deputada estadual Maria do Carmo e o deputado federal Airton Faleiro, do mesmo modo, estiveram no centro do debate e contribuíram sobremaneira para as discussões.


O debate tratou sobre os desafios para se realizar políticas públicas na Amazônia e no final com o entendimento que ficou nas discussões do segundo dia do "I Encontro de Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira", foi elaborada a “Carta de Santarém” onde se encontram propostas redigidas a partir das discussões feitas durante o Encontro, ressaltamos que a mesma encontra-se aberta a sugestões e que posteriormente será encaminhada as autoridades competentes.


por: Dilce Maria - AMUT


Assista as palestras do I Encontro de Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira:


Acesse link Abertura e palestra Presidente AMUT: https://youtu.be/BudufxLfvrw 

Acesse link palestra Dep. Federal Goreth: https://youtu.be/IvJ3V4kSs_o 

Acesse link palestra Dep. Federal Henderson Pinto: https://youtu.be/YTSKSQ-kS8E 

Acesse link contribuição do Senador Zequinha Marinho: https://youtu.be/QsTqypyB0Ik 

Acesse link contribuição do Dep. Federal Airton Faleiro e dep. estadual Maria do Carmo: https://youtu.be/AUtEJkT9M_Y 

Acesse link Encerramento Encontro: https://youtu.be/L986lLWCKMA 


Leia a Integra da Carta de Santarém:


CARTA DE SANTARÉM
.pdf
Fazer download de PDF • 373KB

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page