top of page
  • amutambientetur

GOVERNO DO ESTADO REALIZA PROCESSO DE ESCUTAS SOCIAIS, EM CONTINUIDADE AO PARÁ 2050



O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realiza em continuidade ao processo de Elaboração do “Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050", agenda estratégica de Estado de construção coletiva entre o poder o público estadual e a sociedade civil, informamos que será realizado processo de ESCUTAS SOCIAIS, nas modalidades presencial e virtual, com o objetivo de promover a participação da sociedade na elaboração do referido instrumento estadual de planejamento de longo prazo, atendendo ao disposto no Artigo 48, §1º, I da Lei nº 101 de 04 de maio de 2000 (LRF).


As Escutas Sociais públicas serão realizadas por meio virtual, pelo site www.planejacidadao.gov.br, que estará disponível à sociedade em geral no período de 16 de agosto a 30 de setembro de 2023. Na modalidade presencial as escutas serão realizadas conforme cronograma e locais a seguir:




Na prática, a escuta social é uma parte estruturante do Pará 2050, e busca ouvir as vozes dos diversos segmentos da sociedade, permitindo que as demandas, expectativas e propostas deles sejam consideradas no planejamento estratégico. Essa abordagem inclusiva busca garantir que todas as regiões do Pará sejam representadas e suas especificidades levadas em conta, fortalecendo a base produtiva e a economia, além de melhorar os indicadores sociais e promover a sustentabilidade ambiental.

Nesse sentido, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), convida prefeitos e prefeitas e as equipes técnicas de planejamento e das áreas finalísticas, para participação nas Escutas Sociais.


Com a participação ativa da sociedade civil, a expectativa é que o PARÁ 2050 seja um plano estratégico sólido, que reflita os anseios e necessidades da população paraense, impulsionando o desenvolvimento sustentável do estado e garantindo um futuro próspero para todos. A escuta social em Belém foi o ponto de partida para uma jornada de construção coletiva em busca de um Pará melhor para as próximas gerações.


Além da participação presencial, a população também pode contribuir com o planejamento estratégico do Estado por meio do site www.planejacidadão.pa.gov.br.


A audiência de Belem, que ocorreu no dia 16 de agosto, já está disponível no canal do YouTube da Seplad. As contribuições on-line podem ser encaminhadas até o dia 30 de setembro de 2023.


Para uma maior interação das políticas públicas envolvidas na elaboração do Pará 2050, o comitê de elaboração antes composto por catorze órgãos e entidades da administração pública e da sociedade civil organizada, foi ampliado, no dia 07 de agosto por meio do decreto N°3.258, e agora passa a contar com quarenta e nove representantes.

Para informações adicionais que julgue necessárias, por meios dos telefones (91) 3204-7452 ou 98207-9555 (WhatsApp) e e-mail para2050@seplad.pa.gov.br e www.planejacidadao.gov.br.


Por Dilce Maria Barros com informações da Agência Pará

7 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page