top of page
  • amutambientetur

FADESP E SECULT LANÇAM EDITAL PARA FORMADORES E FORMADORAS DE AGENTES CULTURAIS

Serão capacitados agentes culturais para elaboração de projetos, conforme as exigências das Leis de Fomento à Cultura do Pará e da União


A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), em cooperação com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), publicou nesta terça-feira (11) o edital de seleção para 72 formadores de agentes culturais no Estado do Pará. Estes profissionais auxiliarão na elaboração de projetos culturais, conforme exigências das leis de Fomento à Cultura do Estado do Pará e da União, como as leis Semear, Rouanet, Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

As inscrições iniciaram no dia 12, e prosseguem até 24 de julho, por meio de formulários disponíveis nos sites da Fadesp e Secult. A formação é mais uma ação de incentivo e valorização da promoção cultural no Pará


Para atender à política pública de interiorização do acesso aos recursos públicos, os selecionados devem ser oriundos das 12 regiões de Integração do Pará - Araguaia, Carajás, Guamá, Marajó, Rio Capim, Tocantins, Baixo Amazonas, Guajará, Lago de Tucuruí, Rio Caeté, Tapajós e Xingu -, para atender aos 144 municípios. Podem se inscrever maiores de 18 anos que atuem no meio artístico-cultural, comprovadamente, nas regiões de integração, com residência fixa em um dos municípios contemplados.


Cada formador/formadora receberá o valor (bruto) de R$ 1.200,00 por oficina, sendo uma oficina em cada município da região de Integração do participante. Haverá incidência de impostos sobre o valor bruto. Cada oficina terá o total de 15 horas/aula. Cada formador/formadora receberá ainda ajuda de custo para o deslocamento até o segundo ou terceiro município onde ministrará a oficina, fora da sua sede, de acordo com a realidade de cada região.


Abrangência - “Acreditamos que com esta seleção conseguiremos capacitar cerca de 4 mil trabalhadores e trabalhadoras da cultura para a elaboração e execução de projetos artístico-culturais nas 12 regiões de Integração. Nenhum município ficará de fora dessa grande ação de formação no campo da cultura. O objetivo é capacitar fazedores e fazedoras de cultura em todos os territórios e maretórios paraenses, possibilitando que todos e todas, sem exceção, estejam aptos a elaborar e submeter projetos aos editais vinculados às leis Paulo Gustavo, Rouanet, Aldir Blanc e Semear, que estarão em breve disponíveis”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.


A segunda etapa do processo formativo será em agosto, com a divulgação das datas de inscrição dos agentes culturais interessados nas oficinas formativas, bem como dos locais e período das formações em cada município.


Serviço: Seleção de formadores e formadoras para capacitação de agentes culturais no Pará. Período de inscrição: De 14 a 24 de julho, pelos sites: https://portalfadesp.org.br/


Por Josie Soeiro (SECULT)


23 visualizações0 comentário
bottom of page