AMUT participa da Oficina de comunicação para engajamento das regiões de integração ao programa Alfabetiza Pará
- Dilce Maria Barros
- 13 de mai.
- 2 min de leitura

A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT), através da assessora de educação e cultura Raimundinha Mascarenhas, participa da formação, que começou nesta segunda-feira (12) e continua hoje, terça-feira (13), que visa criar uma estratégia para engajamento de todas as regiões de integração do Estado com o Programa Alfabetiza Pará.
A oficina promovida pela SEDUC por meio da Secretaria Adjunta de Regime de Colaboração (Sarc) em parceria com a Associação Bem Comum, objetiva a construção do plano de comunicação para o engajamento das regiões de integração ao programa e tem a participação de Diego Maia, secretário adjunto de Regime de Colaboração (Sarc); Carla Reis, coordenadora do Programa Alfabetiza Pará; Sandra Helena Lima, secretária de educação do município de Moju e atual presidente da Undime; representantes de associações e consórcios regionais.
36 anos integrando, fortalecendo e desenvolvendo o municipalismo
Saiba mais:
O Programa Alfabetiza Pará é uma das mais importantes iniciativas do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sendo uma estratégia para garantir que até o 2º ano do ensino fundamental todos os estudantes saibam ler e escrever. O programa é desenvolvido em regime de colaboração com os municípios paraenses e auxilia no desenvolvimento dos estudantes durante o período de alfabetização.
A Seduc lançou, em janeiro de 2023, o Programa "Alfabetiza Pará" que, em regime de colaboração, auxilia os municípios paraenses no desenvolvimento dos estudantes no período de alfabetização. Como parte das ações, o Programa já avaliou a fluência leitora e escrita em municípios que já aderiram à iniciativa, e distribui, continuamente, material didático para as redes municipais.
Em 2024, o Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. Na primeira avaliação censitária de alfabetização, apresentada pelo Governo Federal em maio do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os avanços expressivos que o Pará alcançou na Educação Básica. Em menos de seis meses, o Estado cumpriu a meta de alfabetização traçada para 2024, que era de 37%, e foi além, alcançando 48%.
Com esse crescimento, o Pará figurou entre os seis Estados que mais evoluíram positivamente os índices de alfabetização em relação a 2019, período anterior à pandemia de covid-19. Por este trabalho, o Programa conquistou ouro no "Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização", do MEC.
Por Dilce Maria com informações da Agência Pará
Comments