UAB ABRIRÁ 156 MIL VAGAS ATÉ 2025

UAB ABRIRÁ 156 MIL VAGAS ATÉ 2025

Novo edital tem lançamento previsto para dezembro; outro programa de formação de professores, Parfor ofertará 12 mil oportunidades em 2022 e 2023

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai abrir 156 mil novas vagas no próximo edital. O documento engloba os anos de 2022 a 2025. A informação foi dada pela CAPES no 1º Encontro Nacional dos Programas UAB e Parfor, ocorrido nos dias 25 e 26 de novembro. No dia 27 deste mês é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância, modalidade em que a UAB é a principal ação do governo federal.

O programa conta com 967 polos espalhados Brasil afora, seja na região da Amazônia, no interior do Nordeste ou em áreas de fronteira, no Sul do País. “A UAB é um programa público que tem a finalidade de formar professores. Além disso, leva a educação para as mais diferentes famílias do Brasil”, observou Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da Fundação.

Serão duas etapas de seleção em 2022. A primeira, de janeiro a março daquele ano, será voltada prioritariamente para os professores de educação básica. Já a segunda, de março a maio, ficará concentrada na formação de agentes públicos e, pela primeira vez no programa, para atender demandas regionais e promover o desenvolvimento econômico e social do País.

A CAPES teve apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na realização nessa primeira parte do evento. A instituição gaúcha sediou os dois primeiros dias de apresentações e debates, com transmissão ao vivo pela UFRGS TV. A segunda etapa se dará nos dias 2 e 3 de dezembro na sede da Fundação, em Brasília.

“O evento é bem oportuno porque vem em um momento de discussão nacional sobre o ensino híbrido”, destacou Leandro Wives, secretário de Educação a Distância da UFRGS. Para Cíntia Boll, pró-reitora de Graduação da instituição gaúcha, a UAB traz a universidade para perto do estudante. Já Ariel Behr, coordenador da UAB na UFRGS, considera que “essa oferta de cursos é transformadora para a sociedade”.

Sobre a UAB

Criado em 2006, o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes e isolados do País pela modalidade educação a distância (EaD). Isto facilita iniciativas que estimulam a parceria governamental federal, estadual e municipal, com 136 instituições de ensino superior. O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas aos profissionais que trabalham na educação básica. São 121 mil alunos matriculados e espalhados por 850 municípios brasileiros.

Parfor abrirá 12 mil vagas

Assim como a UAB, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa da CAPES voltado para a formação de professores. Em seu novo edital serão abertas 12 mil vagas: 6 mil em 2022 e o restante em 2023.

O Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Sobre o Dia Nacional da Educação a Distância

O Dia Nacional da Educação a Distância é uma data oficializada pela Lei nº 13.620/2018 e celebrada a cada 27 de novembro. A EaD facilita o acesso a universidades em todo o País e muitas vezes é a única oportunidade de entrada no ensino superior, para pessoas que moram em locais distantes.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Custom Login can't find the autoload file, plugin is currently NOT ACTIVE.