logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

TCMPA RECEBE PRÊMIO NACIONAL “LÍDERES E EXPOENTES DA GOVERNANÇA

22 de outubro de 2020

A Governança foi o tema central do IV Seminário Internacional de Custos, Governança e Auditoria no Setor Público, evento on-line realizado desde a última segunda-feira, 19. Os trabalhos foram encerrados na tarde desta quarta-feira, 21, com a entrega do prêmio “Líderes e Expoentes da Governança”.

O seminário, realizado pelo Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília – PILab/UnB, teve o objetivo de apresentar experiências de sucesso na utilização da medida geral de avaliação denominada “Nível de Serviço Comparado” por diversas entidades, como parte da implementação do REAGBR- Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança do Brasil.

O presidente da Corte de Contas tocantinense, conselheiro Severiano Costandrade, que também integra a Rede Governança Brasil (RGB), representou a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) na mesa de encerramento e destacou a importância da temática do encontro. “A governança é um sopro de vida na gestão pública. Precisamos avançar na implementação de políticas públicas de qualidade para um melhor atendimento daqueles que mais precisam. Os Tribunais de Contas possuem, como órgão de controle, o dever de apontar aos agentes públicos os caminhos da boa governança e do aprimoramento da gestão”.

Além do conselheiro Severiano, também proferiu palestra o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim de Castro (TCMGO).

Premiação

O prêmio “Líderes e Expoentes da Governança” foi dividido em duas categorias: Gestores Públicos e Órgãos de Controle e abrange dez líderes do país.

O conselheiro Severiano entregou virtualmente a premiação às Cortes de Contas dos municípios dos estados de Goiás (TCMGO) e do Pará (TCM/PA). O TC da Paraíba (TCE/PB) também foi agraciado com o prêmio. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas clicando aqui.

O TCMPA representado pelo conselheiro corregedor Cezar Colares, destacou durante seu pronunciamento a efetividade das ações da Corte de Contas junto às prefeituras e câmaras de vereadores, assim como atendendo às necessidades da sociedade. “O TCM tem a honra de receber este reconhecimento, que é sobre o trabalho dos nossos servidores e quero destacar o aspecto dos Tribunais de Contas que têm buscado, também, o resultado das aplicações do dinheiro público, com avaliação dos benefícios direto à população. E discutir a governança com os municípios está relacionada a esses impactos positivos na vida dos cidadãos”, discursou Colares enfatizando também a importância do fortalecimento do controle social e a parceria com as instituições de ensino que ajudam a promover a inovação no serviço público.

Ainda durante o pronunciamento, o conselheiro Cezar Colares afirmou que o Tribunal está, com o programa “TCM 180 Graus”, alinhado com as mudanças buscadas pela sociedade, como por exemplo aquelas indicadas através das academias de ensino. A Corte de Contas está mais próxima da sociedade, informando e subsidiando com sistemas eletrônicos para efetuar também a fiscalização do erário, e das gestões municipais, acompanhando as ações para evitar aplicação incorreta do dinheiro público.

FONTE: TCMPA