logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

SETUR PROMOVE OFICINA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM ALTAMIRA, PARA MUNICÍPIOS DO POLO XINGU

22 de março de 2019

Aconteceu nos dias 21 e 22, em Altamira, o Seminário: “Aprimorando a Gestão Municipal do Turismo Paraense – Oficina de Regionalização do Turismo”. Realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), contou com a participação de secretários e servidores municipais de turismo da Região Xingu , e teve o objetivo de discutir o remapeamento das regiões turísticas do Pará.

Nos dois dias de evento, a técnica da SETUR, Katia Barros, atendeu os gestores municipais de turismo explicando aos interessados os critérios para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro e a metodologia de categorização dos municípios e também foram debatidas políticas públicas de turismo e troca de experiências com os gestores e técnicos municipais.

O mapa está sendo atualizado e os municípios podem mudar de categoria, dependendo das variáveis de desempenho. Por isso da importância do Seminário uma vez que as informações levantadas e debatidas serão inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro, que é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e que orienta as ações no desenvolvimento das políticas públicas. O mapa define a área, o recorte territorial, que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

O Ministério do Turismo (Mtur) definiu o calendário para atualização do novo Mapa do Turismo 2019-2021. De acordo com o cronograma, o prazo oficial começa no dia 01 de abril, para novo cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. O prazo encerra no dia 30 de julho

O Programa de Regionalização é uma política pública com enfoque territorial, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros.

O objetivo principal é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, com vistas à promoção do desenvolvimento regional, tendo o mapa do turismo à visualização das áreas que deverão ser trabalhadas com essas políticas públicas.