logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

SEMINÁRIO APRIMORANDO A GESTÃO MUNICIPAL DO TURISMO PARAENSE/OFICINA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO

26 de março de 2019

A Secretaria de Estado de Turismo realizará o Seminário aprimorando a gestão municipal do Turismo Paraense/Oficina de Regionalização do Turismo, a ser realizada nos dias 04 e 05 de Abril de 2019, das 08 às 17h, nos municípios de Itaituba e Santarém, contemplando os polos do Tapajós e Baixo Amazonas, nos seguintes locais:

Santarém – Auditório do Centro Municipal de Informações e Educação Ambiental- CIAM, sito à Rua Adriano Pimentel, 296 – Bairro: Centro, Santarém/Pará.

Itaituba – Auditório do SEBRAE, sito à Rua Antão Ferreira do Valle, 386 – Bairro: Centro, Itaituba/Pará.

A oficina ocorrerá por ocasião do Remapeamento das Regiões Turísticas 2019/2020 do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, onde somente os municípios inseridos nas regiões turísticas poderão acessar as políticas do Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e que orienta as ações do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas, sendo ele quem define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Diante disso, a Regionalização é uma política pública com enfoque territorial e o Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur, com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA

DIA 04/04 – 08h/17h

08h00 – Credenciamento

08h30 – Abertura do evento: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO NOVO GOVERNO ESTADUAL PARA O TURISMO

9h30/12h – Palestra sobre as orientações do MTUR sobre o Programa Nacional de Regionalização do Turismo e de atualização do Mapa Nacional do Turismo

14h/17h – Palestra sobre as orientações do MTUR sobre o Programa Nacional de Regionalização do Turismo e de atualização do Mapa Nacional do Turismo

DIA 05/04 – 09h/17h

09h/12h – INSTITUCIONALIZAÇÃO E A RELEVÂNCIA DO COMTUR – Conselho Municipal de Turismo

14h/17h00 – Considerações finais e assinaturas dos Termos de Adesão ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo

14h/17h00 – Considerações finais e assinaturas dos Termos de Adesão ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo

Com informações da SETUR