logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

SEGUEM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE ATENDIMENTO AO TURISTA E DE GESTOR DE TURISMO

20 de setembro de 2021
Qualificações online disponibilizadas gratuitamente pelo MTur a todo o país reforçam o preparo do setor na retomada de atividades e favorecem a recuperação do turismo

O Ministério do Turismo mantém abertas inscrições para qualificações online gratuitas voltadas ao aprimoramento de serviços no setor. É o caso do curso de Atendimento ao Turista, destinado a estudantes e profissionais que já atuam ou pretendem operar no ramo. Promovida a partir da plataforma Brasil Braços Abertos (BBA), a capacitação, cujas inscrições seguem até 30 de dezembro deste ano, já soma 8,2 mil alunos em atividade.

O órgão também disponibiliza vagas no curso Gestor de Turismo, ofertado pela Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA). A qualificação tem gestores públicos e privados do segmento como público-alvo preferencial, além de outros cidadãos e profissionais interessados em desempenhar funções relacionadas ao desenvolvimento do ramo. A modalidade reúne atualmente um total de 2.326 inscritos acompanhando as aulas.

Ambos os cursos já podem ser iniciados pelos profissionais e gestores do setor de turismo logo após a confirmação da inscrição.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, frisa que a iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a contínua capacitação na área. “O objetivo é ampliar o acesso ao ensino e oferecer um turismo ainda mais qualificado, o que representa um grande diferencial competitivo na retomada do setor. Quem está na ponta, e faz o turismo acontecer, precisa estar preparado para receber turistas com segurança, e a qualificação é essencial neste sentido”, sublinha.

O curso de Atendimento ao Turista, voltado a pessoas com mais de 15 anos, pode ser acompanhado a partir de qualquer aparelho conectado à internet, como computadores, tablets e smartphones. Com 80 horas/aula, a qualificação tem quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. As matérias possuem linguagem simples e envolvem noções de inglês, ética e marketing, transmitidas por meio de jogos e vídeos. (Inscreva-se aqui)

As inscrições se estendem até 30 de dezembro deste ano, e o curso deve ser concluído até o dia 6 de março de 2022.  Ao final da capacitação, o candidato que somar pelo menos 696 pontos no sistema pode emitir certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo válido como curso de extensão.

No caso do curso de Gestor, que recebe inscrições até 31 de março de 2022, podem participar pessoas com mais de 18 anos. A formação se divide em 35 unidades, englobando planejamento; elaboração de projetos; legislação sobre turismo e contratações; e programas e ações do MTur. O aluno também acessa videoaulas e outros conteúdos a partir de dispositivos online e tem, igualmente, a chance de obter certificado de conclusão. (Inscreva-se aqui)

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, salienta que as qualificações beneficiam tanto o visitante dos destinos nacionais quanto trabalhadores do setor. “Os cursos ajudam a preparar os nossos destinos para a adequada recepção de turistas na retomada do setor. E são também uma ótima oportunidade para os trabalhadores aprimorarem conhecimentos e terem mais chances no mercado de trabalho”, pontua.

ADESÃO – Nas edições 2019/2020, mais de 47.600 pessoas se inscreveram nos dois cursos oferecidos pelo Ministério do Turismo, que contou com brasileiros das 27 Unidades da Federação e estrangeiros de 65 países. O de Gestor atingiu um recorde de alunos registrados: 26.051, enquanto o de Atendimento ao Turista recebeu um total de 21.637 inscrições.

Texto: Por André Martins – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo