logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

SECULT E FIDESA PRORROGARAM O EDITAL DE CULTURA POPULAR ATÉ O DIA 18 DE JANEIRO

14 de janeiro de 2021

A Secult e a FIDESA decidiram prorrogar o Edital de Cultura Popular até o dia 18 de janeiro – decisão tomada na sexta-feira, 8 – e divulgada ao público na segunda, 11 de janeiro.

Em parceira com a FADESP e cooperação de mais de 20 entidades e associações, foi realizado o processo de Busca Ativa da Lei Aldir Blanc. O investimento direto do governo, na ordem de 1,1 milhão de reais, possibilitou a execução desta política pública pioneira no país, garantindo que 220 cadastradores-mediadores visitassem 700 comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, marisqueiras e extrativistas, cadastrando mais de 4 mil e 200 agentes culturais em localidades remotas e sem acesso à internet em todas as regiões do Pará.

Para viabilizar os editais de Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, a entidade parceira (FIDESA) disponibilizou tutoriais, assessoria por telefone e auxílio aos agentes culturais que tenham dúvidas. O período de inscrições nos editais da Lei Aldir Blanc foi reduzido, exatamente para garantir aos fazedores e fazedoras de cultura que o recurso chegasse mais rapidamente aos espaços, coletivos, artistas, mestres, mestras e guardiões da cultura popular. Como os editais foram elaborados e apresentados pelos representantes dos próprios segmentos culturais, a articulação já vinha sendo feita desde o ano passado.

Todos os editais da Lei Aldir Blanc no Pará – que estão entre os mais simplificados do país porque não exigem certidões negativas, prestação de contas com comprovação de gastos, nem CNPJ – tiveram o prazo de inscrições estendido, sempre que houve manifestação dos artistas e das entidades parceiras na execução do inciso III, previsto na Lei 14.017.

A intenção da Secult e das enormidades parceiras é facilitar, descentralizar e democratizar o acesso aos recursos previstos na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

Para tirar dúvidas acesse o link: http://fidesaaldirblancpa.com.br ou pelo fone: 91-985004313