Fundada em 31 de janeiro de 1989, a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá, e Região Oeste do Pará, foi declarada entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5.891, de 31 de Maio de 1995. A AMUT possui caráter privado, é apartidária, filiada à CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e FAMEP (Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará) é uma entidade representativa para a articulação dos gestores municipais no enfrentamento dos problemas regionais, estabelecendo um estreitamento com o Governo do Estado e União.
Congrega 20 municípios do Estado do Pará, a saber: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
Além de defender os interesses dos municípios junto às demais instâncias de poder, a AMUT oferece serviços de assessoria nas áreas de assistência social, cultura, educação, jurídica, meio ambiente, saúde e turismo, e fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista. Essas são ações indispensáveis ao desenvolvimento regional que proporcionam o progresso dos municípios, consolidando assim, a sua trajetória em defesa dos municípios.
É com esta missão que trabalhamos e agregamos esforços em prol de um municipalismo forte que só será alcançado através da integração regional.
A AMUT tem atuação nos seguintes conselhos, fóruns e grupos interinstitucionais, como:
Além do Portal, www.amut.org.br, a AMUT possui outras ferramentas de comunicação direta e regular com os prefeitos e secretários sendo, o envio de mensagens eletrônicas, grupos de WhatsApp, Facebook e suas correspondências oficiais, enviadas regularmente aos administradores públicos municipais.