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Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

Apresentação

Fundada em 31 de janeiro de 1989, a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá, e Região Oeste do Pará, foi declarada Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5.891, de 31 de Maio de 1995. A AMUT possui caráter privado, é apartidária, filiada à CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e FAMEP (Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará) e uma entidade representativa para a articulação dos gestores municipais no enfretamento dos problemas regionais, estabelecendo um estreitamento com o Governo do Estado e União.

Congrega 20 municípios do Estado do Pará, a saber: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Mojui dos Campos, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

Além de defender os interesses dos municípios junto às demais instâncias de Poder, a AMUT também oferece serviços de assessoria nas áreas de assistência social, cultura, educação, jurídica, meio ambiente, saúde e turismo, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.

Além da sua página na Internet, a AMUT possui outras ferramentas de comunicação direta e regular com os prefeitos e secretários sendo, o envio de mensagens eletrônicas, grupos de Whatsapp e suas correspondências oficiais, enviadas regularmente aos administradores públicos municipais.

Fundação

Com o objetivo da integração administrativa dos municípios, bem como a articulação dos mesmos na defesa dos problemas regionais, e da necessidade de haver uma organização que estivesse acima de interesses políticos, foi fundada em 31 de janeiro de 1989, a ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DAS RODOVIAS TRANSAMAZÔNICA E SANTARÉM/CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO PARÁ, através de Assembléia Geral, convocada para esse fim, no auditório da Secretária da Fazenda, conforme Ata registrada em 26 de julho de 1989, no Cartório de Títulos e Documentos, sob nº 5.466.

Fundadores

– Armindo Denardin – Prefeito de Altamira
– Altamiro Silva – Prefeito de Aveiro
– Francisco Aguiar Silveira – Prefeito de Medicilândia
– Antônio Geraldo Lazarini – Prefeito de Uruará
– Zuleide Martins dos Santos – Prefeita de Pacajá
– Zericé da Silva Dias – Prefeito de Rurópolis
– Maria Alves – Prefeita de Brejo Grande
– Averaldo Pereira Lima – Prefeito de Senador José Porfírio
– Floriano Lima – Prefeito de Itupiranga
– Nagib Mutran Neto – Prefeito de Marabá
– Dr. Botelho- Representando: Benigno Reis – Prefeito de Itaituba
– Wandenkolk Gonçalves – Deputado Estadual
– Dr. Anésio – Presidente da Associação dos Agrônomos
– Representantes da AMBAT e AMIN

 

Ex-presidentes

ANO

PREFEITO

MUNICÍPIO

1989 a 1991 Francisco Aguiar Silveira Medicilândia
1992 Averaldo Pereira Lima Senador José Porfírio
1993 Aprígio Pereira da Silva Rurópolis
1994 Aprígio Pereira da Silva Rurópolis
1995 Maurício Bastazini Altamira
1996 Aprígio Pereira da Silva Rurópolis
1997 Carlos Cabral Rebelo Senador José Porfírio
1998 Francisco Aguiar Silveira Medicilândia
1999 Joaquim de Lira Maia Santarém
2000 Claudomiro Gomes da Silva Altamira
2001 Gerson Salviano Campos Porto de Moz
2002 Mario Antonio Martias Lobo Uruará
2003 Joaquim de Lira Maia Santarém
2004 Joaquim de Lira Maia Santarém
2005 Averaldo Pereira Lima Vitória do Xingu
2006 Edilson Cardoso de Lima Porto de Moz
2007 Maria do Carmo Martins Lima Santarém
2008 Ademar Baú Trairão
2009 Roselito Soares da Silva Itaituba
2010 Eraldo Sorge Sebastião Pimenta Uruará
2011 Edmir José Da Silva Pacajá
2012 Aparecido Florentino Da Silva Rurópolis
2013 Everton Vitoria Moreira Uruará
2014 Everton Vitoria Moreira Uruará
2015 Alexandre Raimundo de V. Wanghon Santarém
2016 Danilo de Vidal Miranda Trairão

DIRETORIA: GESTÃO 2017 / 2018

Presidente

Francisco Nélio Aguiar Da Silva

Prefeito de Santarém

Vice-Presidente:

Francisco Rodrigues De Oliveira

Prefeito de Pacajá

Secretário:

Joselino Padilha

Prefeito de Rurópolis

Tesoureiro:

Aelton Fonseca Silva

Prefeito de Anapú

Secretário Executivo:

 Josè Carlos F. Picanço

 Secretário Executivo

Conselho Fiscal

1º Membro

Jociclélio Castro Macedo

Prefeito de Belterra

2º Membro

Jailson Da Costa Alves

Prefeito de Mojuí dos Campos

3º Membro

Vilson Gonçalves

Prefeito de Aveiro

 Suplentes

1º Membro

Leila Raquel Possimoser Brandão

Prefeita de Placas

2º Membro

Gilson De Oliveira Brandão

Prefeito de Uruará

3º Membro

Vacância

Prefeito de

Presidente

Francisco Nélio Aguiar Da Silva

Prefeito de Santarém

Vice-Presidente:

Francisco Rodrigues De Oliveira

Prefeito de Pacajá

Secretário:

Joselino Padilha

Prefeito de Rurópolis

Tesoureiro:

Aelton Fonseca Silva

Prefeito de Anapú

Secretário Executivo:

 Josè Carlos F. Picanço

 Secretário Executivo

Conselho Fiscal

1º Membro

Jociclélio Castro Macedo

Prefeito de Belterra

2º Membro

Jailson Da Costa Alves

Prefeito de Mojuí dos Campos

3º Membro

Vilson Gonçalves

Prefeito de Aveiro

 Suplentes

1º Membro

Leila Raquel Possimoser Brandão

Prefeita de Placas

2º Membro

Gilson De Oliveira Brandão

Prefeito de Uruará

3º Membro

Vacância

Prefeito de

Secretaria Executiva

A secretaria executiva tem como atribuições administrar, coordenar e supervisionar os serviços técnicos e administrativos da Associação; bem como propor ao Presidente a estruturação dos serviços técnicos e administrativos, e ainda divulgar as resoluções da assembléia geral para que a Associação possa atingir seus objetivos. Compete ao secretário (a) estabelecer o intercâmbio entre a Associação e entidades públicas e privadas.
Nome: José Carlos Figueiredo Picanço
E-mail:carlos.picanco@hotmail.com

Diretoria administrativa técnica

– Diretora administrativa técnica/Assessoria da Presidência:
Compete diretoria acompanhar o Presidente da Associação, Prefeitos (as) e Secretário (a) Executivo (a) da AMUT em reuniões e eventos nacionais e estaduais, assim como a organização, divulgação e mobilização de eventos organizados pelas prefeituras, associação e parceiros. Dentre as suas atribuições esta prevista estabelecerem a comunicação dos prefeitos (as) com as autoridades Estaduais e Federais agendando audiências. Assessorar a Assembléia Geral para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, e ainda organizar a agenda do presidente e do secretário executivo; assim como as viagens previstas inclusive as que são realizadas pelos técnicos (as) da associação com a finalidade de assessoramento aos municípios.

Nome: Naira Cristina da Silva Mascarenhas
E-mail: amut.gab@gmail.com

-Gerência financeira:
Tem como responsabilidade o controle administrativo, financeiro e pessoal da instituição, realizando a prestação de contas diária, mensal e anual do exercício financeiro da AMUT, e também a prestação de contas dos convênios assinados com órgãos públicos. Compete ao setor ainda, informar antecipadamente os índices publicados anualmente do FPM e a estimativa populacional.

Nome:Rosemary Anzalack
E-mail: amut.amut@hotmail.com

-Assessorias técnicas:
São competências das assessorias técnica, nas áreas de educação e cultura, meio ambiente e turismo, saúde e desenvolvimento social:
• Acompanhamento das demandas municipais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades em nossos municípios;
• Capacitação de servidores municipais;
• Acompanhamento de projetos municipais nas esferas estadual, federal;
• Articulação junto aos órgãos estaduais para dar maior agilidade na resolução de demandas municipais;
• Disponibilização de informações sobre fontes de recursos e financiamentos para atender às necessidades dos municípios;
• Participação em Conselhos, Conferências, Fóruns e Comitês Estaduais e Federais;
• Fluxo permanente de informações financeiras legais e outras;
• Suporte aos municípios na elaboração de planos de trabalho;
• Realização e participação em Seminários e Reuniões técnicas-temáticas;
• Orientação na realização de conferências municipais em consonância com as diretrizes estaduais e federais;

Assessoria de Educação e Cultura
Nome:Raimunda da Silva Mascarenhas
E-mail:amut.educacao@gmail.com

Assessoria de saúde e desenvolvimento social
Nome:Jefeson Queiroz
E-mail:amut.saudesocial@hotmail.com

Assessoria de Turismo e meio ambiente
Nome:Dilce Maria O Mota Stallaiken
E-mail:amu.ambientetur@gmail.com

-Auxiliar administrativo
-Acompanhamento das certidões estaduais: IASEP, IGEPREV, TCM e TCE.
-Informação sobre as alterações dos registros no SIAFI (Sistema de Administração Financeira) e CADIN (Cadastro de Inadimplentes) quanto à inadimplência nas prestações de contas com a União e pendências junto ao CAUC.
-Acompanhamento das publicações realizadas nos Diários Oficiais DOE e DOU referentes aos Municípios.