Fundada em 31 de janeiro de 1989, a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica Santarém/Cuiabá, e Região Oeste do Pará, foi declarada Entidade de Utilidade Pública pela Lei Estadual 5.891, de 31 de Maio de 1995. A AMUT possui caráter privado, é apartidária, filiada à CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e FAMEP (Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará) e uma entidade representativa para a articulação dos gestores municipais no enfretamento dos problemas regionais, estabelecendo um estreitamento com o Governo do Estado e União.
Congrega 20 municípios do Estado do Pará, a saber: Altamira, Anapu, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Itaituba, Jacareacanga, Medicilândia, Mojui dos Campos, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.
Além de defender os interesses dos municípios junto às demais instâncias de Poder, a AMUT também oferece serviços de assessoria nas áreas de assistência social, cultura, educação, jurídica, meio ambiente, saúde e turismo, bem como fornece informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.
Além da sua página na Internet, a AMUT possui outras ferramentas de comunicação direta e regular com os prefeitos e secretários sendo, o envio de mensagens eletrônicas, grupos de Whatsapp e suas correspondências oficiais, enviadas regularmente aos administradores públicos municipais.
Com o objetivo da integração administrativa dos municípios, bem como a articulação dos mesmos na defesa dos problemas regionais, e da necessidade de haver uma organização que estivesse acima de interesses políticos, foi fundada em 31 de janeiro de 1989, a ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DAS RODOVIAS TRANSAMAZÔNICA E SANTARÉM/CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO PARÁ, através de Assembléia Geral, convocada para esse fim, no auditório da Secretária da Fazenda, conforme Ata registrada em 26 de julho de 1989, no Cartório de Títulos e Documentos, sob nº 5.466.
– Armindo Denardin – Prefeito de Altamira
– Altamiro Silva – Prefeito de Aveiro
– Francisco Aguiar Silveira – Prefeito de Medicilândia
– Antônio Geraldo Lazarini – Prefeito de Uruará
– Zuleide Martins dos Santos – Prefeita de Pacajá
– Zericé da Silva Dias – Prefeito de Rurópolis
– Maria Alves – Prefeita de Brejo Grande
– Averaldo Pereira Lima – Prefeito de Senador José Porfírio
– Floriano Lima – Prefeito de Itupiranga
– Nagib Mutran Neto – Prefeito de Marabá
– Dr. Botelho- Representando: Benigno Reis – Prefeito de Itaituba
– Wandenkolk Gonçalves – Deputado Estadual
– Dr. Anésio – Presidente da Associação dos Agrônomos
– Representantes da AMBAT e AMIN
ANO |
PREFEITO |
MUNICÍPIO |
1989 a 1991 | Francisco Aguiar Silveira | Medicilândia |
1992 | Averaldo Pereira Lima | Senador José Porfírio |
1993 | Aprígio Pereira da Silva | Rurópolis |
1994 | Aprígio Pereira da Silva | Rurópolis |
1995 | Maurício Bastazini | Altamira |
1996 | Aprígio Pereira da Silva | Rurópolis |
1997 | Carlos Cabral Rebelo | Senador José Porfírio |
1998 | Francisco Aguiar Silveira | Medicilândia |
1999 | Joaquim de Lira Maia | Santarém |
2000 | Claudomiro Gomes da Silva | Altamira |
2001 | Gerson Salviano Campos | Porto de Moz |
2002 | Mario Antonio Martias Lobo | Uruará |
2003 | Joaquim de Lira Maia | Santarém |
2004 | Joaquim de Lira Maia | Santarém |
2005 | Averaldo Pereira Lima | Vitória do Xingu |
2006 | Edilson Cardoso de Lima | Porto de Moz |
2007 | Maria do Carmo Martins Lima | Santarém |
2008 | Ademar Baú | Trairão |
2009 | Roselito Soares da Silva | Itaituba |
2010 | Eraldo Sorge Sebastião Pimenta | Uruará |
2011 | Edmir José Da Silva | Pacajá |
2012 | Aparecido Florentino Da Silva | Rurópolis |
2013 | Everton Vitoria Moreira | Uruará |
2014 | Everton Vitoria Moreira | Uruará |
2015 | Alexandre Raimundo de V. Wanghon | Santarém |
2016 | Danilo de Vidal Miranda | Trairão |
Presidente |
Francisco Nélio Aguiar Da Silva |
Prefeito de Santarém |
Vice-Presidente: |
Francisco Rodrigues De Oliveira |
Prefeito de Pacajá |
Secretário: |
Joselino Padilha |
Prefeito de Rurópolis |
Tesoureiro: |
Aelton Fonseca Silva |
Prefeito de Anapú |
Secretário Executivo: |
Josè Carlos F. Picanço |
Secretário Executivo |
Conselho Fiscal |
||
1º Membro |
Jociclélio Castro Macedo |
Prefeito de Belterra |
2º Membro |
Jailson Da Costa Alves |
Prefeito de Mojuí dos Campos |
3º Membro |
Vilson Gonçalves |
Prefeito de Aveiro |
Suplentes |
||
1º Membro |
Leila Raquel Possimoser Brandão |
Prefeita de Placas |
2º Membro |
Gilson De Oliveira Brandão |
Prefeito de Uruará |
3º Membro |
Vacância |
Prefeito de |
Presidente |
Francisco Nélio Aguiar Da Silva |
Prefeito de Santarém |
Vice-Presidente: |
Francisco Rodrigues De Oliveira |
Prefeito de Pacajá |
Secretário: |
Joselino Padilha |
Prefeito de Rurópolis |
Tesoureiro: |
Aelton Fonseca Silva |
Prefeito de Anapú |
Secretário Executivo: |
Josè Carlos F. Picanço |
Secretário Executivo |
Conselho Fiscal |
||
1º Membro |
Jociclélio Castro Macedo |
Prefeito de Belterra |
2º Membro |
Jailson Da Costa Alves |
Prefeito de Mojuí dos Campos |
3º Membro |
Vilson Gonçalves |
Prefeito de Aveiro |
Suplentes |
||
1º Membro |
Leila Raquel Possimoser Brandão |
Prefeita de Placas |
2º Membro |
Gilson De Oliveira Brandão |
Prefeito de Uruará |
3º Membro |
Vacância |
Prefeito de |
A secretaria executiva tem como atribuições administrar, coordenar e supervisionar os serviços técnicos e administrativos da Associação; bem como propor ao Presidente a estruturação dos serviços técnicos e administrativos, e ainda divulgar as resoluções da assembléia geral para que a Associação possa atingir seus objetivos. Compete ao secretário (a) estabelecer o intercâmbio entre a Associação e entidades públicas e privadas.
Nome: José Carlos Figueiredo Picanço
E-mail:carlos.picanco@hotmail.com
– Diretora administrativa técnica/Assessoria da Presidência:
Compete diretoria acompanhar o Presidente da Associação, Prefeitos (as) e Secretário (a) Executivo (a) da AMUT em reuniões e eventos nacionais e estaduais, assim como a organização, divulgação e mobilização de eventos organizados pelas prefeituras, associação e parceiros. Dentre as suas atribuições esta prevista estabelecerem a comunicação dos prefeitos (as) com as autoridades Estaduais e Federais agendando audiências. Assessorar a Assembléia Geral para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, e ainda organizar a agenda do presidente e do secretário executivo; assim como as viagens previstas inclusive as que são realizadas pelos técnicos (as) da associação com a finalidade de assessoramento aos municípios.
Nome: Naira Cristina da Silva Mascarenhas
E-mail: amut.gab@gmail.com
-Gerência financeira:
Tem como responsabilidade o controle administrativo, financeiro e pessoal da instituição, realizando a prestação de contas diária, mensal e anual do exercício financeiro da AMUT, e também a prestação de contas dos convênios assinados com órgãos públicos. Compete ao setor ainda, informar antecipadamente os índices publicados anualmente do FPM e a estimativa populacional.
Nome:Rosemary Anzalack
E-mail: amut.amut@hotmail.com
-Assessorias técnicas:
São competências das assessorias técnica, nas áreas de educação e cultura, meio ambiente e turismo, saúde e desenvolvimento social:
• Acompanhamento das demandas municipais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades em nossos municípios;
• Capacitação de servidores municipais;
• Acompanhamento de projetos municipais nas esferas estadual, federal;
• Articulação junto aos órgãos estaduais para dar maior agilidade na resolução de demandas municipais;
• Disponibilização de informações sobre fontes de recursos e financiamentos para atender às necessidades dos municípios;
• Participação em Conselhos, Conferências, Fóruns e Comitês Estaduais e Federais;
• Fluxo permanente de informações financeiras legais e outras;
• Suporte aos municípios na elaboração de planos de trabalho;
• Realização e participação em Seminários e Reuniões técnicas-temáticas;
• Orientação na realização de conferências municipais em consonância com as diretrizes estaduais e federais;
Assessoria de Educação e Cultura
Nome:Raimunda da Silva Mascarenhas
E-mail:amut.educacao@gmail.com
Assessoria de saúde e desenvolvimento social
Nome:Jefeson Queiroz
E-mail:amut.saudesocial@hotmail.com
Assessoria de Turismo e meio ambiente
Nome:Dilce Maria O Mota Stallaiken
E-mail:amu.ambientetur@gmail.com
-Auxiliar administrativo
-Acompanhamento das certidões estaduais: IASEP, IGEPREV, TCM e TCE.
-Informação sobre as alterações dos registros no SIAFI (Sistema de Administração Financeira) e CADIN (Cadastro de Inadimplentes) quanto à inadimplência nas prestações de contas com a União e pendências junto ao CAUC.
-Acompanhamento das publicações realizadas nos Diários Oficiais DOE e DOU referentes aos Municípios.