logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

PUBLICAÇÕES AUXILIAM NA DECLARAÇÃO DO CENSO ESCOLAR

26 de julho de 2021

Materiais de apoio estão disponíveis no portal do Inep. Coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2021 vai até 23 de agosto, por meio do Sistema Educacenso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza material de apoio para a declaração das informações referentes à primeira etapa de coleta do Censo Escolar 2021, a Matrícula Inicial. As informações devem ser declaradas ao Sistema Educacenso até o dia 23 de agosto. O material, disponível no portal do Inep, é voltado aos usuários do sistema e gestores das escolas e das redes de ensino.

A Matrícula Inicial é a primeira etapa do Censo da Educação Básica e inclui todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. Nessa fase são coletados dados de escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A data de referência do Censo Escolar é a última quarta-feira do mês de maio; em 2021, o dia foi 26 de maio.

No “Caderno de Conceitos e Orientações do Censo Escolar 2021 – Matrícula Inicial”, são apresentados os conceitos e as orientações de preenchimento das informações coletadas na primeira etapa do censo. Já no Glossário da Educação Especial, os usuários do Sistema Educacenso e gestores das escolas e redes de ensino terão acesso aos conceitos da educação especial coletados nos cinco formulários que compõem o sistema: Escola, Turma, Aluno, Gestor e Profissional Escolar em sala de aula.

No canal do Inep no YouTube, há uma série com 13 vídeos tutoriais para a primeira etapa do Censo Escolar, que orientam o acesso ao Sistema Educacenso, bem como os procedimentos de cadastro do usuário; preenchimento dos dados do gestor escolar; remanejamento de turmas, alunos e profissionais escolares; pesquisa; atualização de dados; informação sobre deficiência dos alunos, profissionais e gestores escolares; confirmação da matrícula no sistema, entre outros.

O Instituto também preparou uma lista de perguntas frequentes sobre o Sistema Educacenso, que serve de suporte para tirar dúvidas dos usuários do sistema, referentes às etapas da pesquisa, como a Matrícula Inicial e a Situação do Aluno. Há também dúvidas específicas sobre a educação especial.

O documento “O papel do gestor municipal no acompanhamento e preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica” apresenta as principais informações referentes à coleta do censo e ao papel do gestor municipal no processo de acompanhamento e preenchimento dos dados escolares.

Outra ferramenta que o Inep disponibiliza para auxiliar na pesquisa é o aplicativo “Censo Localiza”, que serve para registrar a localização geográfica da escola no Censo Escolar. Vale lembrar que o acesso ao aplicativo é restrito aos níveis de acesso “superusuário” e “executor” do Sistema Educacenso.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, todos os anos, em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. O Censo Escolar é uma pesquisa que coleta dados indiretos, com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

Baixe o aplicativo Censo Localiza

Veja as perguntas frequentes

Assista aos vídeos tutoriais 

Acesse o “Caderno de Conceitos e Orientações do Censo Escolar 2021 – Matrícula Inicial

Confira o “Glossário da Educação Especial – Censo Escolar 2021

Leia sobre “O papel do gestor municipal no acompanhamento e preenchimento do Censo Escolar da Educação Básica

Assessoria de Comunicação Social do Inep