logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

Prefeitura de Santarém lança Programa de Gerenciamento do Imposto sobre Serviço

30 de novembro de 2017

Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e finanças (Semgof) apresentou na segunda-feira (27)  em um encontro da Semgof e contadores do municipio, no auditório do CDL, o Programa de Gerenciamento do Imposto sobre Serviço (PGISS). É um sistema que vai facilitar o acesso do contribuinte e também da classe contábil, que antes tinham dificuldades para realizarem determinados procedimentos.

Antes o processo funcionava assim: O acesso do contribuinte era por meio do número de inscrição municipal e eles precisavam ir pessoalmente a central do contribuinte para resolver quaisquer problemas, agora, somente com o número do CPF ou CNPJ eles irão poder resolver todas as pendências através do sistema do ISS.

Os contadores terão benefícios da mesma forma, antes era necessário um acesso para cada um dos clientes, agora, com um único acesso podem ser feitas escriturações para vários clientes. O processo de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) também vai mudar. Antes era necessário uma autorização prévia, mesmo após a inscrição, agora, a partir do cadastro do contribuinte ele vai ficar automaticamente autorizado a emitir documentos fiscais. O processo de encerramento de escrituração também era feito de forma mais burocrática e manual, a partir do funcionamento desse novo sistema as declarações dos serviços serão encerradas automaticamente ao final de cada competência.

“Antes nós tínhamos três sistemas que trabalhavam com arrecadação municipal, agora só teremos um sistema. Conseguimos diminuir consideravelmente a despesa que havia com a manutenção desses três sistemas. Além das muitas novidades e facilidades que esse programa trará para os contribuintes de Santarém”. Explicou a secretária de Gestão, Orçamento e Finanças, Josilene Pinto.

Fonte:Keliane Tomé 
Da Redação – Agência Santarém