logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

Prazo para a confirmação da participação dos usuários do SCFV no SISC é até o dia 20/06

18 de junho de 2021

ATENÇÃO GESTORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gestores municipais de assistência social devem ficar atentos ao prazo para o envio de informações no Sistema de Informações do Serviço de Convivência. Este Sistema se destina ao acompanhamento e gestão do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos-SCFV.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009), o SCFV é o serviço realizado em grupos de acordo com o ciclo de vida de seus usuários e organizado a partir de percursos. É complementar ao trabalho do PAIF e busca prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O SCFV deve ser sempre referenciado a um CRAS, que é responsável por encaminhar os usuários ao serviço. As informações aqui prestadas são de responsabilidade do Gestor Municipal de Assistência Social.

Como é do conhecimento de todos (as), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como ferramenta de gestão o Sistema de Informações do Serviço de Convivência (SISC) para o seu acompanhamento e monitoramento.

Por meio dele, também, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) realiza a aferição dos atendimentos realizados.