logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DA AMUT RECEBEM RECURSOS FINANCEIROS PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

16 de novembro de 2021

Em 22 de dezembro de 2020 o Fundo Nacional de Saúde (FNS) depositou R$ 384 milhões para 2.037 municípios para aquisição de equipamentos de informática para as UBS. No estado do Pará 132 municípios foram contemplados, entre eles, Altamira, Brasil Novo, Novo Repartimento, Uruará, Aveiro, Pacajá, Porto de Moz, Portel, Jacareacanga, Itaituba, Santarém, Trairão, Senador José Porfirio e Placas.

Importante destacar que essas unidades contempladas foram escolhidas levando em consideração que elas não utilizavam Prontuário Eletrônico no âmbito do enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Os valores foram destinados, após adesão do município, considerando 14.206 equipes de Saúde da Família (eSF) ou equipes de Atenção Primária (eAP) não informatizadas e custeadas pelo Ministério da Saúde cada equipe perfazendo o valor de R$ 27,1 mil para aquisição de equipamentos de informática.

A homologação do recurso financeiro foi instituída pelas Portarias n° 3.393 e nº 3.474 de 2020, e possibilita que os gestores locais façam aquisição de equipamentos de informática para registro dos dados clínicos dos usuários que buscam atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS). Segundo o Decreto presidencial Nº 10.614, de 29 de janeiro de 2021 esse recurso deve ser executado pelos entes federativos até 31 de dezembro de 2021.

FONTE: Ministério da Saúde