logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

MUNICÍPIOS DA AMUT RECEBEM EQUIPAMENTOS DO PROGRAMA MUNICÍPIOS VERDES

23 de março de 2018

 

“Através do programa municípios verdes, os municípios de Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Porto de Moz e Vitoria do Xingu receberam um automóvel, que será utilizado para fiscalizações das secretarias de meio ambiente”.

Representantes do poder público municipal, estadual e federal estiveram reunidos nos dias 21 e 22 de Março na apresentação do Sistema de Alertas de Desmatamento “LDI AUTOMATIZADO”, do Simples Ambiental e entrega dos bens doados aos municípios. A programação ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, e contou com a presença do governador Simão Jatene.

Em dois dias de encontro, prefeitos, técnicos e secretários de meio ambiente conheceram as novas ferramentas de monitoramento e participaram de palestras e treinamentos. Foi uma troca de conhecimentos, informações e o repasse da tecnologia que o Estado vem investindo para que os municípios também possam aprimorar os seus trabalhos.

Foi lançado dois novos sistemas de gestão ambiental, o LDI – Sistema de Alerta do Desmatamento, criado a partir do “Projeto de Olho na Floresta”, e a Plataforma Simples Ambiental. Sistemas que vão contribuir para a atuação dos técnicos e a identificação de áreas desmatadas e o segundo para aumentar o licenciamento ambiental rural.

“A plataforma foi criada para que cada um deles possam se interligar com o CIMAM. Que enviara alertas em tempo real aos municípios e com a entrega dos carros e outros equipamentos, eles terão capacidade de ir até o local, registrar o acontecido, fazer fotos e se conectar conosco para repassar os dados via sistema, conquistando uma atuação mais eficaz”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thales Belo.

“Receber o equipamento e o treinamento dos novos sistemas de gestão ambiental contribui não só para a melhoria da gestão em nosso município, mas traz benefícios ambientais para toda região. Em Mojuí não havia nenhum carro disponível para executar os trabalhos em campo, por isso, essa caminhonete representa um grande avanço para o nosso município”, declarou Jaílson Alves, prefeito de Mojuí dos Campos.

O Simples Ambiental, é um modelo de gestão pautado na transparência e na tecnologia que busca facilitar os procedimentos de produtores rurais, empresários e empreendimentos. Uma  ferramenta deve aumentar o nível de atração de investimentos, a competitividade dos produtos, porém sem abrir mão do necessário controle e segurança ambiental.

Todos os municípios da região de integração da AMUT foram beneficiados com os equipamentos e cumpriram as metas propostas pelo Programa Municípios Verdes. O Programa Municípios Verdes iniciou as atividades em 2014, com duas metas: consolidar o Cadastro Ambiental Rural em 100 municípios paraenses e apoiar o fortalecimento da gestão ambiental de 34 municípios no Pará para a Verificação do Desmatamento em Campo e o Licenciamento Ambiental Rural.

Os equipamentos foram adquiridos no âmbito do Contrato de Concessão de Colaboração Financeira Não Reembolsável nº. 13.2.1297.1 – Projeto Programa Municípios Verdes (PMV), firmado entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Fundo Amazônia, que totaliza R$ 88 milhões, somando repasse e contrapartida estadual.

Por: Dilce da Mota Stallaiken

Mais fotos em: http://www.amut.org.br/6121-2/