logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

MUNICÍPIOS DA AMUT PREMIADOS PELO TCM COM A CERTIFICAÇÃO GESTÃO TRANSPARENTE- SELO DOURADO

21 de novembro de 2018

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) premiou na tarde de ontem, 20 de novembro, com a certificação GESTÃO TRANSPARENTE – SELO DOURADO as prefeituras e câmaras de vereadores que cumpriram 100% das exigências do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), assinado com todos os municípios do Estado, para garantir a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), através dos portais da Transparência.  Dos 144 municípios paraenses, 81 prefeituras e 102 câmaras municipais foram premiados.

       

Entre os premiados estão as prefeituras, associadas à AMUT, de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Jacareacanga, Novo Repartimento, Pacajá, Santarém. Na oportunidade foram premiadas também as câmaras dos municípios de Medicilândia, Placas, Porto de Moz, Uruará e Vitória do Xingu.

Ao entregar o Selo Gestor Transparente as prefeituras e câmaras municipais que cumpriram 100% dos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG), o Presidente do TCM – PA, Daniel Lavareda, ressaltou que o prêmio e o reconhecimento do Tribunal as prefeituras e câmaras municipais, que cumpriram o TAG e implantaram seus sites transparentes, “sabemos que o descumprimento do Portal da Transparência causa punições serias, então é importante reconhecer aqueles que se empenharam e alcançaram as metas”, disse o conselheiro Daniel Lavareda.

Prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli, disse ”essa premiação é na verdade um esforço coletivo de todo o governo e principalmente quem ganha é a sociedade, o cidadão que paga seus impostos e pode conhecer através desta transparência como é gasto do seu dinheiro e também ir à ouvidoria questionar os gastos”.

Também premiado o município de Novo Repartimento, representado pelo prefeito Amizade, se disse honrado em receber o prêmio enquanto gestor e é uma homenagem ao município e uma forma de deixar tudo mais claro para a população.

Prefeito Raimundo Santiago, do município de Jacareacanga agradeceu pela oportunidade de receber a premiação que é muito importante para a administração de um gestor.

E o presidente da AMUT e prefeito de Pacajá, Chico Tozetti, disse que é motivo de orgulho e alegria ser contemplado com a premiação do TAG TRANSPARÊNCIA. E agradeceu a Deus e a equipe da prefeitura e que é um dever do prefeito fazer seu trabalho com transparência para o cidadão de Pacajá.

O TAG da Transparência foi uma forma que o TCM-PA encontrou para ajudar os municípios a cumprirem a lei. A premiação é concedida pelo TCM-PA as prefeituras e Câmaras Municipais por terem cumprido com 100% das exigências do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), assinado com todos os municípios do Estado, para garantir a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Texto por Dilce da Mota Stallaiken