logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

MTUR INICIA MAPEAMENTO DAS INICIATIVAS DE TURISMO GASTRONÔMICO

1 de junho de 2021

INICIATIVAS PODEM SER INSCRITAS ENTRE OS DIAS PRIMEIRO E 10 DE JUNHO

A partir desta terça-feira (1), o Ministério do Turismo inicia um mapeamento dos principais programas, projetos, ações e eventos realizados no país relacionados ao TURISMO GASTRONÔMICO. A ideia é construir um calendário com as iniciativas e atividades do segmento, que podem servir tanto para torná-las mais conhecidas aos visitantes quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio a essas agendas.

A pesquisa estará disponível até o próximo dia 10 de junho e pode ser preenchida, de forma rápida e online, no endereço https://turismogastronomico.tur.br/. Podem participar órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, além de instituições de fomento, como o Sistema S, e outras organizações que desenvolvam iniciativas relacionadas ao segmento.

Na plataforma online podem ser cadastradas iniciativas como eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas, entre outras iniciativas diretamente ligadas ao Turismo Gastronômico.

Clique AQUI e participe.

SAIBA MAIS

Na última semana, o Ministério do Turismo promoveu a oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O encontro, que ocorreu de forma online, reuniu especialistas em turismo e gastronomia de todo o país para identificar estratégicas que ajudem a estruturar e promover o turismo gastronômico. Entre as propostas levantadas na oficina estão a criação de uma rede colaborativa de especialistas no segmento, a realização de ações de divulgação dos atrativos e destinos gastronômicos e de valorização da riqueza da gastronomia brasileira, além de iniciativas de qualificação de toda a cadeia produtiva.

A realização da oficina foi fruto de um acordo celebrado em 2020 pelo Ministério do Turismo e IFB para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”, no âmbito do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. Portanto, é uma das primeiras etapas do projeto, cujo objetivo é fomentar a pesquisa em turismo gastronômico para produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações.

A parceria também busca analisar o panorama atual do turismo gastronômico no Brasil, identificar prioridades e definir diretrizes para o Plano de Ação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que deve contar também com planos regionais. E, com isso, estruturar e promover o segmento no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia.

O Ministério do Turismo também selecionou, em abril, um profissional especializado no setor turístico, Richard Alves, para apoiar a Pasta na formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país. Entre as ações desenvolvidas está, justamente, o mapeamento que começará a ser realizado dos principais eventos gastronômicos nacionais, roteiros e produtos turísticos ligados à gastronomia.

 Por Amanda Costa Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo