logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

INSCRIÇÕES REABERTAS PARA EDITAL DE APOIO A BIBLIOTECAS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS

21 de maio de 2020
Relançado o 8º Concurso de Ajudas do Iberbibliotecas 2020

Prazo para inscrições: 20 de julho de 2020.

A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, do Departamento de Livro Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria da Economia Criativa, vem relançar edital de apoio a bibliotecas públicas e comunitárias, o 8º Concurso de Ajudas, por meio do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas.

Dadas as circunstâncias atuais que enfrentam nossos países, o Conselho Intergovernamental do Programa Iberbibliotecas, no qual o Brasil exerce a Presidência, deliberou e aprovou fazer  alterações neste edital de apoio 2020, para que também possa atender às realidades das bibliotecas na presente situação. Dessa forma, o Concurso de Ajudas 2020 receberá inscrições de projetos em quatro categorias, conforme o quadro ao lado e nos termos do edital, que pode ser acessado na íntegra no seguinte link: http://www.iberbibliotecas.org/concurso-de-ajudas/

O edital está aberto para inscrições até o dia 20 de julho e as propostas podem ser encaminhadas em português pelas entidades participantes para o e-mail para iberbibliotecas@cerlalc.org com o assunto “Concurso de ajudas 2020”.

Podem participar bibliotecas públicas e comunitárias, já que o Brasil é membro ativo do Programa Iberbibliotecas. As entidades participantes devem encaminhar o formulário de inscrição e os documentos elencados no edital, disponível no link já mencionado.

A entidade proponente pode apresentar apenas um projeto ao 8º Concurso de Ajudas de 2020. O Concurso de Ajudas 2020 receberá inscrições de projetos em quatro categorias:

1. Projetos de bibliotecas em tempos de pandemia;

2. Projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, estaduais ou municipais;

3. Projetos de planejamento e desenvolvimento de serviços de extensão de bibliotecas;

4. Projetos desenvolvidos em bibliotecas públicas, comunitárias ou populares vinculados diretamente ao cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse o Edital completo:

As propostas podem ser apresentadas em português ou espanhol. As entidades participantes devem enviar um e-mail para iberbibliotecas@cerlalc.org com o assunto “Concurso de ajudas 2020”. Neste e-mail devem anexar os seguintes documentos:

  1. Formulário de inscrição completamente preenchido (faça aqui o download).
  2. Formulário de orçamento em dólares e moeda local (faça aqui o download).
  3. Cronograma das atividades do projeto em uma tabela do Excel ou PDF. Qualquer formato será aceito.
  4. Carta de consentimento, ou relatório favorável ao projeto, da Unidade Gestora responsável pelas bibliotecas para as quais o projeto se destinaNota: Só no caso de que a entidade proponente seja uma organização pública ou privada que apresentam projetos para o desenvolvimento de bibliotecas públicas.
  5. Anexos (máximo três) que demonstrem o desenvolvimento do projeto. Nota: Só para os projetos que já estão em execução.

O envio do Formulário de Inscrição implica a aceitação tácita dos termos e condições do presente Concurso de Ajudas. Ao enviar o Formulário de Inscrição, a entidade proponente declara que conhece e aceita na sua totalidade o regulamento do Concurso.

Não serão aceitas propostas enviadas após o encerramento das inscrições. Apenas será considerada a primeira versão apresentada do projeto, salvo modificações feitas até o prazo final das inscrições.

Aqueles projetos que foram inscritos na primeira versão deste mesmo concurso e agora desejem concorrer na primeira categoria, podem fazê-lo. Nesse caso, o projeto inscrito anteriormente será desconsiderado.

Não serão aceitas inscrições que não incluam todos os documentos exigidos, completamente preenchidos e devidamente assinados, quando for o caso.

Para resolver qualquer dúvida relacionada com a inscrição, os interessados em apresentar as propostas podem entrar em contato com a Unidade Técnica do Programa também pelo e-mail: iberbibliotecas@cerlalc.org