logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

INSCRIÇÕES AO EDITAL PREAMAR DE CULTURA SERÃO ENCERRADAS EM 06 DE ABRIL

24 de março de 2020

A mudança é necessária para acelerar a seleção dos projetos e disponibilizar os recursos de fomento à cultura

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai modificar o cronograma do Edital Preamar de Cultura 2020. A nova agenda, que será publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (24), é uma das iniciativas do Estado para amenizar os impactos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. Outra medida consiste na realização de oficinas on-line de elaboração de projetos, que vão atender fazedores e fazedoras de cultura de todo o Pará.

No cronograma inicial, as inscrições ficariam abertas até 4 de maio. Com a mudança, elas encerram no próximo dia 06 de abril. Assim, o resultado da etapa final de seleção, antes previsto para junho, será divulgado no dia 28 de abril. O novo cronograma, assim como o edital, estão disponíveis no site da Secult.

 “A cena cultural foi uma das mais impactadas pelas medidas de prevenção à Covid-19. Com shows e espetáculos adiados, e espaços culturais fechados, é necessário agir com rapidez pra fazer girar os recursos da política estadual de fomento à cultura. A intenção é que os artistas e fazedores e fazedoras de cultura do Estado tenham, o quanto antes, esse recurso em mãos. Eles precisam se manter e a nossa economia tem que girar”, explicou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

OFICINAS

Para acelerar o processo de submissão das propostas dos artistas, a Secult ofertará oficinas on-line gratuitas de elaboração de projetos. Serão sete instrutores, que vão ajudar os participantes de todas as regiões de Integração do Estado a elaborar e adaptar seus projetos para concorrer ao edital Preamar. 

As inscrições para a oficina ocorrem a partir desta terça-feira (24) até quinta-feira (26), exclusivamente pelo link: bit.ly/oficinaspreamar. As aulas serão realizadas de 27 a 31 de março. Serão ofertadas 380 vagas.

Abaixo edital e errata, anexos, tutorial de inscrição e dados dos instrutores:

Por Josie Soeiro (SECULT)