logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

I REUNIÃO DE PREFEITOS DA TRANSAMAZÔNICA, SANTARÉM/CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO PARÁ

1 de outubro de 2021

Ocorreu na noite de ontem (30/09) em Santarém, promovido pelo Governador Helder Barbalho a I REUNIÃO DE PREFEITOS DA TRANSAMAZÔNICA, SANTARÉM/CUIABÁ E REGIÃO OESTE DO PARÁ. Realizado em parceria com a AMUT, AMUCAN, ACBM, Consórcio Tapajós e com apoio da FAMEP que reuniu prefeitos(as) e vereadores(as) associados.

Presente também o Presidente da  Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, Deputado Chicão; Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará – TCMPA Conselheira Mara Lucia Barbalho; representantes da Confederação Nacional de Municípios – CNM; Presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará – FAMEP Wagne Machado;  Presidente da Associação Consórcio Belo Monte – ACBM Prefeita Raquel Possimoser;  Presidente do Consórcios dos Municípios do Tapajós – CMT Prefeito Vilson Gonçalves; Presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte – AMUCAN; deputados federais e estaduais e outras autoridades locais.

O encontro foi realizado no auditório da UFOPA, Campus Tapajós, localizado na rua Vera Paz, s/n, Salé, em Santarém, para que as medidas de distanciamento, necessárias em função da pandemia da Covid-19, fossem respeitadas. Os participantes usaram máscaras e adotaram protocolos de higiene, como uso de álcool em gel.

Na reunião, foram debatidas medidas para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes que vivem na região oeste do Estado. Além disso no segundo momento, foi realizado atendimento por municípios separados por grupos e aéreas de trabalho onde puderam apresentar as suas demandas.

Reforçando a importância do diálogo e do fortalecimento do diálogo junto aos gestores municipais, o Presidente da AMUT e Prefeito de Porto de Moz Rosibergue Torres Campos, destacou a importância dos municípios estarem associados a uma entidade municipalista e também ressaltou a importância da reunião que tem como objetivo principal ouvir as principais demandas dos prefeitos, conhecer a realidade administrativa de cada gestão e estabelecer parcerias voltadas para o desenvolvimento das cidades. E uma oportunidade para a discussão de pautas importantes relacionadas à superação da crise econômica provocada pela pandemia nos municípios.

“Durante o encontro vamos discutir junto aos prefeitos associados temas importantes e voltados especificamente para cada gestão. Queremos ouvir de cada um deles as suas necessidades, sobretudo, nesse momento de retomada econômica e de superação dos reflexos negativos provocados pela pandemia. Além disso, todos os gestores presentes também poderão apresentar ao governador Helder Barbalho as suas principais demandas, os desafios encontrados nas respectivas administrações e os projetos destinados para a qualidade de vida de toda a população”, pontuou o Prefeito Rosibergue.

ASCOM AMUT.