logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

ESTAÇÃO CIDADANIA DE SANTARÉM IMPLANTA SERVIÇO GRATUITO DE CONSULTA NACIONAL DE PROTESTO

30 de abril de 2021

No modelo de autoatendimento, o serviço está disponível para Pessoa Física e Pessoa Jurídica no oeste paraense. As consultas podem ser feitas em Cartórios de Protesto de todo o Brasil.

Já é possível consultar se o CPF (Pessoa física) ou CNPJ (Pessoa jurídica) está em situação regular nos Cartórios de Protesto de todo o País de forma gratuita. O serviço foi implantado nesta quarta-feira (28) na Estação Cidadania, para usuários de Santarém e demais municípios do Oeste do Pará. O serviço é oferecido no modelo autoatendimento, sem necessidade de senha.

A certidão de protesto é um documento emitido pelo cartório, que informa a existência ou não de protesto de um CPF ou CPNJ. A certidão pode ser Negativa, informando que não constam protestos, ou Positiva, atestando que constam projetos e detalhando informações sobre o título e o credor.

A certidão de protesto normalmente é utilizada nas seguintes situações: Quando o devedor não tem conhecimento de quem o protestou; compra e venda de imóvel, financiamento, a pedido da rede bancária; participação de concorrência pública e participação em concurso público.

Sobre o novo serviço, o gerente da Estação Cidadania em Santarém, José Antônio Rocha, informou que “é um serviço muito procurado pela população e vai atender a um grande número de pessoas. O interessante é que funciona de forma bastante fácil e acessível a todos. A plataforma de consulta fica na recepção do prédio da Estação, sem necessidade de senhas, é um autoatendimento. A pessoa pode chegar e utilizar o serviço de forma rápida e gratuita, sem qualquer burocracia”.

Em Santarém, a Estação Cidadania fica localizada na Avenida Rui Barbosa – Bairro Prainha. O horário de funcionamento ao público é das 8 às 14 h, de segunda a sexta-feira. (Texto: Ronilma Santos – SRGBA).

Por Governo do Pará (SECOM)