logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

ESCOLA DE GOVERNANÇA PÚBLICA DO PARÁ ABRE ANO LETIVO OFERTANDO 20 CURSOS

18 de fevereiro de 2021

O ano letivo dos cursos rápidos de 2021 da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) iniciará a partir de março e as turmas para o primeiro mês de aulas já estão com inscrições abertas para os servidores públicos estaduais. No último ano foram qualificados 11.342 agentes públicos e a expectativa da EGPA é superar este número em 2021.

Mais uma vez, o planejamento dos cursos levou em consideração o Levantamento de Necessidades de Qualificação (LNQ), pesquisa realizada pela CDHP com todos os órgãos estaduais por meio do Agente de Desenvolvimento e Capacitação (ADC), a ponte da EGPA com todas as instituições públicas do Estado.

“Nos meses de março e abril iremos suprir a demanda de cursos da LNQ de 2020, considerando os meses em que a EGPA não ofertou cursos para que pudesse readequar o modelo de aulas para o período de pandemia”, explicou o diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Programas Estratégicos em Governança Pública, Helvio Arruda.  “A partir de maio, iniciaremos os cursos demandados pela LNQ de 2021”, finalizou ele.

Com a implementação dos cursos remotos, desde agosto de 2020, a Escola de Governança dá preferência para desenvolver cada vez mais cursos nesta modalidade, optando por cursos presenciais apenas para temas que demandam uma vivência prática ao lado do instrutor. Neste primeiro mês, serão realizados presencialmente apenas os cursos “Formação de Pregoeiros: Presencial e Eletrônico”, “Atender Pessoas: Acolhimento e Qualidade no Atendimento na Área da Saúde” e “Libras: Conhecimentos Básicos”.

As aulas remotas são realizadas por meio de uma plataforma online e gratuita, mas o sistema de aulas é semelhante às aulas presenciais. Os servidores que participam tem a contagem de frequência normalmente, tendo que alcançar 75%, além de monitoramento do coordenador de curso. Assim como nos cursos presenciais, durante as aulas remotas os alunos devem separar o tempo estipulado das aulas para estarem disponíveis.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola (www.egpa.pa.gov.br) e os servidores de férias ou licença prêmio devem encaminhar a publicação da licença ou férias para cursoslivres.egpa@gmail.com. “Lembramos também aos servidores que para participarem dos cursos remotos, é necessário que eles possuam uma conta gmail”, destaca o professor, Helvio Arruda.

Confira os cursos abertos para o mês de março:

Período – 1 a 5 de março
– Gestão de Conflitos no Serviço Público (8h às 12h)
– Coaching no Serviço Público (8h às 12h)
– Planejamento Estratégico Aplicado à Adm. Pública (8h às 12h)
– Elaboração de Edital (14h às 18h)
– Formação de Pregoeiros: Presencial e Eletrônico (14h às 18h)

Período – 8 a 12 de março
– Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (8h às 12h)
– Contabilidade Aplicada ao Setor Público (8h às 12h)
– Básico de Legislação na Administração Pública (14h às 18h)
– Elaboração de Projetos Para Captação de Recursos – Fundamentos Teóricos (14h às 18h)

Período – 15 a 19 de março
– Elaboração de Projeto Político Pedagógico (8h às 12h)
– Elaboração de Termo De Referência (8h às 12h)
– Atender Pessoas: Acolhimento e Qualidade no Atendimento na Área da Saúde (14h às 18h)
– Liderança em Tempos de Crise (14h às 18h)
– Libras- Conhecimentos Básicos (14h às 18h)
– Redação Oficial (14h às 18h)

Período – 22 a 26 de março
– Cultura e Economia Criativa (8h às 12h)
– Desenvolvimento de Equipe de Trabalho (8h às 12h)
– Diretrizes para o Acolhimento às Pessoas com Deficiência (8h às 12h)
– Técnicas de Elaboração de Relatório no Pad (14h às 18h)
– Elaboração de Projetos para Captação de Recursos – Oficinas Práticas (14h às 18h).

FONTE: SITE EGPA