logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

PROPOSTA PARA O CRONOGRAMA CENSO ESCOLAR 2020

20 de maio de 2020

DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, O INEP DEFINIU ALGUMAS MUDANÇAS IMPORTANTES, COMO A PROPOSTA NO AUMENTO DE DIAS PARA O ENVIO DAS INFORMAÇÕES.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país e abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas e é realizado anualmente.

O período de coleta é definido por meio de Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, instituída como o Dia Nacional do Censo Escolar, conforme a Portaria MEC nº 264/07. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.

Ocorre que, em 2020, veio a Pandemia da Covid-19 e, em razão disso, as redes de ensino precisaram suspender as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas. Portanto, considerando o cenário de calamidade que atingiu o país, a equipe técnica do Inep concordou que, para que o Censo Escolar continuasse cumprindo plenamente seus objetivos para subsidiar as políticas públicas, alguns ajustes precisariam ser feitos em 2020.

Ressaltamos que o cronograma foi apresentado pelo INPE, na tarde do dia 23 de abril de 2020, em videoconferência aos Coordenadores Estaduais do Censo Escolar, onde foi apresentado um conjunto de cenários com diferentes possibilidades de cronogramas para o Censo Escolar 2020 e que resultou na proposta das entidades educacionais.

Os próximos passos são:

Desta forma, orientamos que as secretarias já organizem suas relações de alunos matriculados, (para os que não utilizam a migração de dados), para inserir no sistema Educacenso, que conforme apresentado tem previsão de abertura para o dia 27/05/2020, após a publicação no DOU da Portaria com o cronograma do Censo escolar 2020.

Segue abaixo a apresentação cronograma do Censo Escolar 2020.