logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EMPOSSA NOVOS MEMBROS

1 de setembro de 2020

O Conselho Estadual de Saúde (CES) empossou nesta quinta-feira, 27/08, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), os  novos membros que representarão todos os segmentos de interesse na área para os próximos dois anos. Durante o evento também foram eleitos o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, que irão compor a mesa diretora.

Foram eleitos Eunice Moraes, para presidente, e José de Ribamar Santos, para vice-presidente. A cerimônia de posse foi presidida pelo secretário estadual de saúde, Rômulo Rodovalho. Também compuseram a mesa o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Júnior; o secretário adjunto de Gestão Administrativa, coronel Ariel Barros, e o ex-presidente do CES, Pedro Gonçalves de Oliveira.

Serão 56 novos conselheiros entre titulares e suplentes, representando 21 instituições. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), no seguimento gestor e prestador, tem como membros no CES o secretário de saúde de Santa Luzia do Pará, Messias Rebouças (titular), Valderez Fortunato (suplente), Silvano da Silva (titular) e Tamar Monteiro (suplente). Com mandato para o biênio de 2020/2022, os novos conselheiros trabalharão pelo aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo as diretrizes e fixando normas para a elaboração, implantação e execução do Plano Estadual de Saúde.

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (SUS). Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem caráter permanente com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política estadual de saúde bem como o acompanhamento, controle e avaliação de sua execução, em conformidade com a Constituição Estadual e com as leis pré-estabelecidas.

Fonte: Conselho Estadual de Saúde