logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

CENTRO MARIA DO PARÁ EM SANTARÉM INTENSIFICA BUSCA ATIVA Á MULHERES VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

14 de abril de 2021

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará, desde o início da pandemia da covid-19, vem desenvolvendo alternativas de estar mais próximo das vítimas de violência doméstica de Santarém. Está sendo realizado o procedimento de Busca Ativa (ir em loco até as mulheres que estão passando por algum tipo de violação de seus direitos).

Nessa sexta-feira (09), a equipe esteve na região de várzea e se deslocou de lancha até as comunidades de Piracoera de Baixo, Costa do Tapará e Boa Vista.

“Essas demandas foram encaminhadas pela Vara de Violência Doméstica e não estamos medindo esforços para encontrarmos essas vítimas, e assim saber como estão de fato e iniciarmos o acompanhamento referente a violação de direitos que tenham sofrido”, esclareceu Poliana Braga, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará.

Segundo dados do Centro referente ao Busca Ativa em 2019 foram demandadas e encontradas 11 vítimas, em 2020 foram 1.080 buscas e de janeiro até março de 2021, 687 buscas foram realizadas, o que certifica esse aumento do serviço de atendimento e acompanhamento.

“É importante destacar que Santarém conta com uma rede comprometida para prestar apoio as mulheres vítimas de violência doméstica, principalmente nessa época de pandemia, e buscando cada vez mais alternativas para que elas possam receber o apoio necessário” pontuo Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher – Maria do Pará continua realizando atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 08h00 às 16h00, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.

Fonte: Agência de Notícias de Santarém