logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

Centro de Governo discute obras e serviços em Mojuí dos Campos

21 de fevereiro de 2018

Os coordenadores do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas foram ao município de Mojuí dos Campos, onde se reuniram nesta terça-feira (20) com gestores locais para discutir a conclusão de obras nas áreas de educação e saúde, fomento às atividades produtivas no setor agropecuário e a implementação de convênios e manutenção dos já firmados na área de segurança pública.

Representando a prefeitura, participaram da reunião os secretários municipais de Educação, Juvenal Arruda; de Saúde, Adeliane Silva Frota, e de Trabalho e Assistência Social, Dheimisy Daniele Nascimento Alves, e ainda a chefe de Gabinete, Karine Cavalcante Peleja Xabregas.

Na área de Educação, a coordenadora Irene Escher explicou que o município solicitou a conclusão da reforma e ampliação da Escola Fernando Guilhon, a única da rede estadual a oferecer ensino médio em Mojuí, que atende atualmente 651 alunos.

A reforma da escola está inserida em uma agenda permanente, elaborada a partir do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), executado pela Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis. “Além disso, o município solicitou o alinhamento do calendário escolar para o transporte escolar, a fim de oferecer transporte tanto para os alunos da rede estadual, quanto da rede municipal”, informou a coordenadora.

“Também tivemos a demanda em relação à finalização de uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Fernando Guilhon, que atualmente conta apenas com os suportes de cobertura. Nós vamos procurar saber com os órgãos responsáveis o que aconteceu, para retomá-la”, explicou Rodrigo Branco, coordenador de Infraestrutura e Logística do Centro de Governo do Baixo Amazonas.

Saúde e Segurança – Uma das principais demandas na área de Saúde é a conclusão do Hospital Municipal, obra também inserida no Programa Municípios Sustentáveis. O hospital, em fase de ampliação, será destinado a atendimento de baixa complexidade. Com 1.760 metros quadrados de área construída, a unidade vai dispor de 20 leitos, área para recepção, triagem, sala para exames, raios X, enfermarias, centro cirúrgico e outros setores.

Já na Segurança Pública, o coordenador da área, delegado Gilberto Aguiar, disse que será enfatizada a celebração de novos convênios e a manutenção dos já existentes, “como o realizado entre a Prefeitura e a Polícia Civil para expedição de carteiras de identidade, serviço muito procurado e de grande relevância para a população”, acrescentou o coordenador. Segundo ele, também há o compromisso da Coordenadoria em pleitear o reforço do contingente das polícias Civil e Militar em Mojuí dos Campos.

Produção – Na área de Produção e Desenvolvimento, o coordenador Gustavo Hamoy informou que o desenvolvimento econômico de Mojuí dos Campos, município instalado em 2013, tem sido impulsionado, entre outros fatores, pela agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), que permite a realização de diversos serviços e a circulação de recursos na cidade, evitando o deslocamento até Santarém.

Gustavo Hamoy destacou ainda o potencial do município no setor agropecuário, e adiantou que o Centro de Governo, em parceria com vários órgãos estaduais de produção e capacitação, vai trabalhar para estimular ainda mais o setor.

Agência Pará por Samuel Alvarenga