logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

BRASIL NOVO – MARÇO LILAS: MÊS DA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

12 de março de 2019
IMG_0746

Brasil Novo tem sido um município destaque na Prevenção ao Câncer, inclusive recebendo vários prêmios. Para continuar este trabalho, foi lançada na manhã de segunda-feira (11/03), a Campanha Março Lilás, mês da Prevenção do Câncer de Colo do Útero. O evento de abertura ocorreu na Unidade de Saúde da Família Brasil Novo, com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Rute Martins, e dos médicos, Carlos Alberto Barrachelo Ozório e Raquel Samuelson e a representante da Secretaria de Educação, Jaqueline Bulsing.

A Secretária de Saúde, Rute Martins, informou que a Campanha tem uma meta de exames e palestras para alcançar. Ela pediu para que as pessoas divulguem para as suas amigas e vizinhas, e as incentivem a fazer o exame Preventivo. “Uma mulher doente, é uma pessoa triste, por isto se cuidem, para transmitirem alegria onde vocês andarem”.

IMG_0764
IMG_0763

O dra. Raquel conversou com o público presente e alertou para o fato do câncer do colo do útero levar uns 20 anos para se desenvolver, mas está em quarto lugar entre as doenças que mais matam no mundo e no Brasil. “Mas quando identificada, no início, é possível ser tratada e a pessoa continuar uma vida saudável”, explicou a médica.

O dr. Carlos relatou que a maioria das mulheres fazem a prevenção no momento errado: “só quando percebem um corrimento amarelado, ou sangramento ou dores na hora da relação sexual, enfim quando a doença já está se manifestando”, observou. “O exame tem que ser feito quando  não estão sentindo nada, por que o HPV é uma doença sexualmente transmissível, hoje você não tem, mas amanhã pode ter”, destacou.

IMG_0767

A Campanha consiste na realização de palestras sobre a doença e a realização de exames preventivos de colo do útero (PCCU).  Durante o mês vão ocorrer  em todas as Unidades de Saúde do Município. Para que as professoras municipais e outras mulheres que não podem fazer o exame durante os dias da semana, a Secretaria Municipal de Saúde reservou a unidade Brasil Novo para estar aberta no sábado (16/03).

Agende-se

11/03 Segunda-feira – Palestra e Coleta de PCCU na USF Brasil Novo

12/03 Terça-feira – Coleta de PCCU na USF DC – Vicinal 20

14/03 Quinta-feira – Palestra na Igreja de Deus no Bairro Cidade Nova

14/03 Quinta-feira – Coleta de PCCU na USF Grande Esperança do KM 50

16/03 – Sábado – Coleta de PCCU na USF Brasil Novo

18/03 Segunda-feira – Coleta  de PCCU na USF Carlos Pena Filho no 40 KM

26/03 Terça-feira – Coleta de PCCU na USF Cidade Alta

30/03 Sábado – Encerramento da Campanha com Exames de PCCU na USF Cidade nOVA

GOVERNO POPULAR

“Juntos Somos Mais Fortes”

ASCOM/PMBN Por Luis Henrique Silveira Fotos Cleyton Macario