logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

ATENÇÃO GESTORES: MUNICÍPIOS DEVEM ATUALIZAR O SISTEMA e-SUS AB

1 de setembro de 2020

Todos os municípios do país devem atualizar o sistema e-SUS AB para a versão 3.2.31 visando atender a renovação do certificado de segurança do centralizador nacional.

A atualização é necessária para garantir que os dados cheguem a base federal sem prejudicar a apuração, que pode trazer consequências nas informações e nos pagamentos realizados pelo Ministério da Saúde no âmbito da Atenção Básica. Todos os municípios devem atualizar o PEC antes do fechamento da competência atual (agosto de 2020), que tem como prazo final de envio o dia 15 de setembro de 2020.

A nova versão traz melhorias importantes nos componentes de segurança do módulo de transmissão do sistema,  motivo da atualização necessária para todos os municípios brasileiros. Dessa forma, a partir de 25 de agosto de 2020, o centralizador federal do e-SUS AB não receberá mais informações de instalações com versões anteriores a 3.2.31. Os municípios com sistemas proprietários ou terceiros podem continuar utilizando as versões disponíveis do LEDI para integração, sendo necessário atualizar apenas o PEC utilizado como transmissor.

O Conasems alerta aos gestores e profissionais que ao longo dos últimos tempos muitas informações registradas na estratégia e-SUS AB deixam de ser processadas em nível nacional por falta da utilização de versão atual o sistema. Dessa forma manter a versão atualizada é de extrema importância não só neste momento mais em todos os momentos em que houver atualização da plataforma com implementação de novas funcionalidades, correções e melhorias.

Para mais informações sobre a Estratégia e-SUS AB
https://aps.saude.gov.br/ape/esus

Para download das versões
http://aps.saude.gov.br/ape/esus/download

Para dúvidas, sugestões e outras contribuições entre em contato através do canal de suporte
http://esusaps.bridge.ufsc.br/support/login

Fonte: CONASEMS