logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

AMUT REALIZA ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA PARA BIÊNIO DE 2019-2020

25 de janeiro de 2019

30 anos executando ações com importantes conquistas em prol do desenvolvimento integrado e sustentável da Região Oeste do Pará.

Aconteceu na manhã de ontem (24) a inauguração da nova sede, eleição e posse da diretoria para o biênio de 2019-2020 e um almoço comemorativo pelos 30 de fundação da Associação. Estiveram presentes os prefeitos (a) Aelton Fonseca – Anapu, Jociclélio Macedo – Belterra, Alexandre Lunelli – Brasil Novo, Raimundo Santiago – Jacareacanga, Celso Trzeciak – Medicilândia, Jailson Alves – Mojuí dos Campos, Chico Tozetti – Pacajá, Raquel Brandão – Placas, Rosibergue Campos – Porto de Moz, Joselino Padilha – Rurópolis, Nélio Aguiar – Santarém, José Caetano – Vitória do Xingu.

Também prestigiaram o evento o deputado estadual Eraldo Pimenta e o deputado federal Júnior Ferrari, o Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto e o Gerente do Pará Rural, Felipe Picanço. Contou ainda com a presença de gestores, vereadores e outras autoridades da Região Oeste do Pará.

Na ocasião a única chapa registrada denominada “PRA AMUT CONTINUAR SEGUINDO EM FRENTE” foi aclamada como eleita, tendo em sua composição: Francisco Rodrigues de Oliveira (Prefeito de Pacajá) – Presidente; Jociclélio Castro Macedo (Prefeito de Belterra) – Vice-presidente; Leila Raquel Possimoser Brandão (Prefeita de Placas) – Tesoureira; Ubiraci Soares da Silva (Prefeito de Novo Progresso) – Secretário; e como Secretário Executivo José Carlos Figueiredo Picanço. 

O presidente eleito da AMUT e prefeito de Pacajá, Chico Tozetti agradeceu a participação de todos e destacou que é necessária a união das entidades regionais para fortalecer o Municipalismo Paraense. “Precisamos ouvir a nossa voz diante dessas situações e diante das autoridades competentes, portanto, nós prefeitos, vereadores, temos a incumbência de apresentar as pautas municipalistas aos governantes maiores para que eles possam nos ajudar, o desafio é muito grande, mas com a união teremos força para lutar pelas demandas dos municípios”, destacou Tozetti.

O Presidente da FAMEP, prefeito de Santarém, Nélio Aguiar disse:“ As nossas palavras são justamente de fé, esperança e responsabilidade, como federação paraense, também participamos da luta em prol do Municipalismo Paraense, preocupados e trabalhando a pauta de todos os Municípios do Pará, incluindo também os municípios da Transamazônica e Oeste do Pará, para levarmos desenvolvimento para todo nosso Estado através dessas pautas, que serão levadas ao novo governador, para que possamos avançar e buscar soluções para as dificuldades que os municípios têm enfrentado”. E falou da satisfação em participar do evento e principalmente por ver que a Associação cresce cada vez mais.

Rosibergue Campos, prefeito de Porto de Moz e presidente do Consórcio Belo Monte, em seu discurso ressaltou que o que faz o fortalecimento do municipalismo é a presença prefeitos e esse sentimento existe porque as associações incentivam a união dos prefeitos para poderem reivindicar melhorias para nossos municípios. Unidos nós venceremos, unidos vamos mais longe e unidos vamos mais rápido, disse o prefeito.

Representado o Governo do Estado esteve presente o, Sr. Henderson Lira Pinto, Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas que em seu pronunciamento colocou o Centro Regional a disposição dos prefeitos, vereadores, entidades e sociedade civil da região Oeste. “Que a secretaria veio para unir forças com as associações e federação de municípios para somar, para juntar forças por uma pauta coletiva que possa se tornar realidade a nível de Estado e União e ajudará através da construção de um Plano de Desenvolvimento Regional. E que a AMUT possa continuar fazendo o belo trabalho que vem executando na Região. ”

Dando continuidade à programação os prefeitos da AMUT foram recebidos pelo Governador Helder Barbalho em um almoço em que foi apresentado ao mesmo as demandas de interesse da região Oeste do Pará (Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu) para que juntos com o governo estadual possam trazer melhorias aos municípios e fortalecer cada vez mais a gestão municipal. #AMUTinaugura#AMUTempossa #AMUT30anos #AMUTemação #AMUTcomGovernador