logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

Amut promove 1º Seminário para vereadores da região Oeste do Pará

2 de outubro de 2021

Amut promove 1º Seminário para vereadores da região Oeste do Pará

315 pessoas dos poderes executivo e legislativo participaram do evento.

Essa foi a primeira vez que a Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut) promoveu uma capacitação.

Participaram do evento, prefeitos, vereadores e assessores de 36 municípios do Baixo Amazonas, Calha Norte, Xingu e Tapajós.

A capacitação faz parte do Programa CapacitAmut e teve como tema “Todos juntos pelo fortalecimento dos poderes Executivo e Legislativo” e o objetivo promover o crescimento de um dos principais elos da representação democrática, que é a atuação dos vereadores nos municípios.

O evento contou com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Santarém, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM PA), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Associação Consórcio Belo Monte (ACBM), Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) e Consórcios dos Municípios do Tapajós (CMT).

O Governador do Estado do Pará Helder Barbalho esteve presente no evento e destacou a importância e necessidade de capacitações como essa para que os vereadores e vereadoras possam servir melhor a população.

“Esta articulação é extremamente importante para que as câmaras municipais da região do Baixo Amazonas, da Calha Norte, do Xingu, do Tapajós possam estar cada vez mais preparadas para fiscalizar, para poder expor as propostas legislativas que aperfeiçoem as políticas públicas em cada município” disse.

Durante o evento 4 palestras foram realizadas e destacaram os temas: O poder legislativo local; A federação brasileira e os municípios; cidadania e participação popular: o cumprimento constitucional no ato de legislar; TCM do atual cenário de fortalecimento das câmaras municipais no exercício do controle externo.

Parte das palestras foram ministradas por membros do TCM. Mara Lúcia presidente do TCM PA frisou que a busca por conhecimento deve ser frequente.

“Os vereadores precisam se aprimorar, precisam se atualizar, porque as legislações mudam. Nós tivemos um tempo considerável de pandemia que nos limitou a fazer a nossa capacitação, promovida pela nossa escola de contas, nos municípios. Então está é mais uma oportunidade que a Amut deu aos vereadores e nos convidou para que nós pudéssemos contribuir para que os vereadores se enterrassem de assuntos que com certeza aplicando em seu dia a dia na vereância vão desafiar em melhores serviços à sociedade” colocou.

De acordo com o Presidente da Câmara de Vereadores de Santarém Ronan Liberal, essa foi uma oportunidade ímpar de qualificação.

“Eu particularmente tenho o pensamento muito forte e de muita alegria de estar recebendo o TCM aqui no município de Santarém, em um momento importante como esse proporcionado pela Amut, buscando capacitar para que os vereadores daqui da região Oeste do Pará possam naturalmente se qualificar, se capacitar, e ofertar os seus serviços dentro da sua missão de bem servir a sociedade” explicou.

Para com Rosiberg Torres Presidente da Amut, o 1º Seminário foi um sucesso e, em breve, uma nova edição já pode ser lançada.

“Uma avaliação muito positiva para um primeiro evento que é histórico nesse dia nacional do vereador. É a primeira vez que acontece no estado uma capacitação como essa voltada ao poder legislativo, aos vereadores. Se Deus quiser ano que vem a gente vai fazer a nível de Estado atendendo ainda mais câmaras do Estado do Pará” disse.

Por: Coordenadoria de Comunicação (Ccom) | Prefeitura de Santarém