logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

AMUT PRESENTE NA ENTREGA DA PONTE UNIÃO, NO MUNICÍPIO DE MOJU

3 de fevereiro de 2020

A AMUT participou no dia (31/01) da entrega da Ponte União sobre o rio Moju no KM-48 da Alça Viária (PA-483), através do Secretário Executivo Carlos Picanço, Diretora administrativa e técnica, Naira Mascarenhas, assessor de saúde e desenvolvimento social, Jefeson Queiroz, Assessora de turismo e meio ambiente, Dilce Maria e assessora de educação Raimunda Mascarenhas.

A construção da ponte em tempo recorde devolveu a população do Pará um dos principais acessos terrestres da Região Metropolitana de Belém (RMB) com as regiões sudeste e sul do Pará.

A cerimônia de inauguração da ponte União contou com a presença do governador, Helder Barbalho, vice-governador, Lúcio Vale, secretários de Estado, o senador Jader Barbalho, o presidente da Alepa, Dr. Daniel, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, entre outras autoridades, que ocorreu por volta de meio dia e em seguida, o trânsito foi reaberto no trecho.

DCIM\100MEDIA\DJI_0282.JPG

Com isso, o Estado voltou a ter sua malha viária terrestre totalmente integrada à capital paraense e região nordeste do Pará.

A ponte União, construída em tempo recorde, tem inovações tecnológicas em sua  base de sustentação, onde foram utilizadas 45 estacas fincadas, em média a mais de 50 metros de profundidade, algumas chegaram a 70 metros de profundidade e ainda 40 estais-com cordoalhas- conjunto de cordas de alta performance que lhe dão total confiabilidade e segurança.

O mastro que sustenta o sistema da ponte foi construído com dois pilares de 3,5 metros por 5,5 metros, que atingiram a cota de altura construídos sobre um bloco de concreto armado com 16 metros de largura e 28 metros de comprimento, escalonado em uma altura de 10,80 metros. Ao todo são 268 metros construídos com dois novos canais de navegação, com 134 metros cada um, que aguardam liberação da Capitania dos Portos para voltar a operar normalmente.

FOTOS: http://www.amut.org.br/amut-presente-na-entrega-da-ponte-uniao-no-municipio-de-moju-2/

Por: Dilcè Maria.