logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

AMUT PARTICIPA DO SEGUNDO DIA DO SEMINÁRIO NOVOS GESTORES 2021

11 de dezembro de 2020

A Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT, através do Secretário Executivo Carlos Picanço, da Diretora Administrativa e técnica Naira Mascarenhas e equipe técnica, participou, na manhã desta sexta-feira (11), do segundo dia do SEMINÁRIO NOVOS GESTORES 2021, no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém.

Presentes os prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios da região de integração da AMUT:  Anapu, Aelton Fonseca; Belterra, Dr. Macedo; Brasil Novo, representado pelo vice-prefeito Noedson Carvalho; Itaituba, Valmir Climaco; Jacareacanga, Sebastião Silva; Medicilândia, Júlio Cesar; Mojuí dos Campos, Marco Antônio Machado; Novo Repartimento, Valdir Lemes; Pacajá, André Rezende; Porto de Moz, Berg Campos e Santarém, Nélio Aguiar.

Dando continuidade ao segundo dia do Seminário Novos Gestores 2024, o governador Helder Barbalho e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, ministraram palestras aos prefeitos eleitos e reeleitos defendendo a importância da eficiência na gestão e aplicação de recursos públicos.

Em sua palestra que teve como tema “Um Estado viável a todos os municípios”, o governador Helder Barbalho foi pragmático com os gestores municipais, fez orientações pontuais e compartilhou experiências. Onde ressaltou que: “A avaliação da gestão de cada prefeito será pela entrega feita para população. É importante reduzir o custeio para ampliar os investimentos. É na ponta, na contraprestação de serviços, que está o julgamento de cada um e a decisão deve ser tomada agora durante o planejamento da gestão. A capacidade de investimento é o que fará a diferença, e o equilíbrio fiscal é fundamental para isto”.

O chefe do Poder Executivo Estadual falou sobre a capacidade de investimento do Estado, equilíbrio das contas públicas e a transferência de R$ 213 milhões do Fundo Estadual de Saúde para os municípios. “Tivemos um aumento de R$ 100 milhões neste ano, já que a agenda de saúde foi dominante”, ponderou.

Na oportunidade, o governador apresentou, individualmente, os titulares de órgãos e autarquias do Poder Executivo Estadual e mencionou as possibilidades de parcerias, convênios e adesão de editais para realização de projetos. “Importante os gestores municipais, principalmente os que foram eleitos, conhecerem nossa equipe e possibilidades de atuações conjuntas”, explicou.

Ao final, Helder orientou os gestores municipais a realizarem um planejamento estratégico com diagnóstico dos desafios e metas estabelecidas. “Só assim irão conseguir identificar os avanços e realizar as reavaliações necessárias”, destelhou.

O Seminário Novos Gestores 2021 continua nesta tarde de sexta-feira (11) e no sábado (12), na Estação das Docas.

Veja as palestras: https://www.youtube.com/channel/UCKjh8QzNlm1Pk_ptcZ5lHDw