logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

AMUT ACOMPANHA WEBCONFERÊNCIA PROMOVIDA PELO COSEMS PARÁ

7 de maio de 2021

A AMUT representada pelo assessor técnico Jefeson Queiroz, acompanhou no dia 03/05 as 10h, da webconferência sobre as ações de registro de vacinação contra a Covid-19 nos municípios paraenses.  Gestores municipais de saúde do Pará, coordenadores de imunização, operadores dos sistemas de informação de Imunização e apoiadores regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) participaram do evento.

A webconferência foi promovida pelo Cosems/PA em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e teve transmissão ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube. O objetivo principal foi discutir com os municípios a avaliação, a partir dos dados do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), da evolução da campanha em cada município, além do acompanhamento dos desempenhos municipais no sentido de estimulá-los para o cumprimento das metas previstas na Resolução CIB n° 11/2021.

Durante a webconferência, foram abordados temas importantes sobre a vacinação no Estado, como por exemplo, o aprimoramento do vacinômetro, avanços e desafios na implementação desta ferramenta criada para o acompanhamento da vacinação contra a Covid-19. O Diretor do Departamento de Epidemiologia da SESPA, Bruno Pinheiro, fez uma exposição dos avanços obtidos no aperfeiçoamento do vacinômetro.

Ao final da apresentação, os participantes interagiram esclarecendo dúvidas relacionadas ao assunto. De acordo com Bruno Pinheiro, a maioria dos municípios já atingiu a meta estabelecida de 70% de doses aplicadas com base nas doses enviadas, o que é considerado um resultado positivo.

O Assessor Técnico do Cosems/PA, Antônio Jorge Araújo, foi o mediador da webconferência. Para ele, o evento online foi uma iniciativa proveitosa com ampla participação de gestores e técnicos, que puderam interagir com perguntas por meio das plataformas Zoom e YouTube.  “Acreditamos que atingirmos o objetivo, pois havia muitas dúvidas, sobretudo no que diz respeito às metas para o repasse dos recursos voltados às ações de enfrentamento à Covid-19. Nossos esforços todos serão canalizados aos municípios que não atingiram a meta para que possam ter acesso a esse repasse tão logo seja possível”, reforçou Antônio Jorge.

Fonte: COSEMS/PA