logo

Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará

ABERTO PARA PREENCHIMENTO CENSO SUAS 2020

14 de setembro de 2020

Gestores municipais e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) devem estar atentos ao preenchimento do Censo SUAS 2020, que  inicia a partir desta segunda-feira, 14 de setembro. Além das novidades nos questionários, com inserção dos postos de Cadastro Único, há mudanças no acesso ao sistema. Mecanismo de planejamento e monitoramento da política de Assistência Social, o Censo permite acompanhar as unidades gestoras e realizar o controle social do Suas, bem como dos equipamentos de atendimento à população. Neste ano, mesmo os Municípios que já têm a senha de acesso no Sistema de Autenticação e Autorização-(SAA) terão que realizar novo cadastro em ferramenta intitulada de SSO, instrumento que unifica os sistemas do governo federal. O Ministério da Cidadania divulgou manuais, os questionários e informações gerais na página sistema de preenchimento do Censo Suas 2020.

Os profissionais que ainda não possuem o cadastro terão, primeiramente, que acessar o site do SSO, onde aparecerá “Crie a sua conta gov.br”, que garante a identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo federal. Em seguida, entre as várias opções, é preciso escolher “Número do CPF”, pelo qual o usuário fará o preenchimento correto das informações solicitadas até efetivar o cadastro da senha. Confira o manual Orientações sobre senhas e perfis de Acesso ao Censo SUAS 2020. Com o cadastro, é só ir diretamente à página inicial do Censo Suas e iniciar preenchimento. Apesar dos novos perfis de acesso, todos os antigos estarão em vigor.

A assessoria de desenvolvimento social da AMUT destaca a importância do preenchimento, pois a integração desses dados denota a importância da gestão da informação com qualidade fornecida pelos municípios, visto que se trata de um instrumento poderoso de conhecimento e materialização, é um compromisso que deve ser assumido por todos os trabalhadores (as), gestores (as) e conselheiros (as). A partir de uma informação visibilizada pode gerar Defesa de Direitos e Proteção Social.

O CENSO SUAS existe desde 2007 e a cada ano tem sido aperfeiçoado e incorporado novos temas. A finalidade é coletar informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações constantes no CadSUAS, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

Fonte: Assessoria de saúde e desenvolvimento social da AMUT com informações do Ministério da Cidadania